Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Time londrinense faz história e é vice-campeão brasileiro de Goalball

Feito conquistado pela primeira vez na história.

Imagem: Divulgação/CBDV

A equipe masculina do Instituto Roberto Miranda (IRM), de Londrina, alcançou a segunda colocação na Série A do Brasileiro de Goalball, seu melhor resultado nesta competição. O campeonato foi realizado entre os dias 3 e 9 de novembro, no CT Paralímpico, em São Paulo (SP).

Imagem: Divulgação/CBDV

Na fase de grupos, a equipe londrinense estreou com uma vitória expressiva sobre a FUNAD, de João Pessoa (PB), vencendo por 10 a 0. Em seguida, enfrentou a ARDV, de Rondonópolis (MT), e conquistou mais um triunfo, por 13 a 7. No último jogo dessa fase, o IRM foi superado pelo Instituto Athlon (SP), com placar de 10 a 6.

Com esses resultados, o time de Londrina terminou a fase classificatória na 4ª colocação geral e avançou às quartas de final, onde enfrentou o INSEP (SP) em um confronto emocionante, vencendo por 10 a 9 no chamado ‘gol de ouro’. Na semifinal, a equipe encarou o Santos (SP) e garantiu a vaga na decisão com uma vitória apertada por 7 a 6.

Imagem: Divulgação/CBDV

A comissão técnica foi composta por Nelson e Marcio Rafael com apoio do fisioterapeuta Adriano, além de Anelise e Karine e de toda a equipe do IRM. Participaram da competição os atletas Wallace, Reginaldo, Daniel, Denis, Leo e Jefferson. Também contribuíram nos treinamentos, mesmo sem presença no evento, os atletas Michael e Diego.

Final disputada

Na grande decisão, o Instituto Roberto Miranda reencontrou o Instituto Athlon, equipe que foi campeã mundial de clubes em 2025. O resultado foi de 5 a 4 no placar para a equipe adversária, em mais um jogo decidido no gol de ouro.

O treinador do IRM, Marcio Rafael, falou sobre o sentimento que ficou após a derrota na final para um dos melhores times do mundo. “Eu não saio com uma sensação de derrota, e sim de superação e dedicação. Cumprimos o nosso dever e levamos o goalball londrinense para o mais alto nível”, destacou.

Desde a solidificação do projeto em 2022, a equipe alcançou as primeiras colocações de forma consistente: 4º lugar em 2022, 3º lugar em 2023, 4º lugar em 2024 e 2° lugar em 2025. “Hoje, o goalball de Londrina é reconhecido e respeitado por todo o país. Estamos há quatro anos entre as quatro melhores equipes do país em uma modalidade que tem mais de 100 equipes”, disse o treinador da equipe.

O Instituto Roberto Miranda é um dos projetos que vêm recebendo patrocínio da Prefeitura de Londrina nos últimos anos, por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).

Redação Tem Londrina com NCom


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem