Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Nova ferramenta agiliza abertura de empresas em Londrina; saiba mais

Imagem: Emerson Dias/NCom

A Prefeitura de Londrina realizou o lançamento oficial do projeto Acelera Londrina, nova ferramenta digital que permite consultar, em poucos segundos, se uma atividade econômica pode funcionar em determinado endereço da cidade, além de exibir os parâmetros construtivos da Lei de Zoneamento.

O secretário municipal de Fazenda, Eder Pires, apresentou a ferramenta no auditório da Prefeitura para diversas lideranças de entidades.

Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Fazenda, em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), contando com a participação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), a plataforma utiliza dados georreferenciados, integrando informações de zoneamento, CNAE, uso do solo e indicadores urbanísticos.

Para acessar a ferramenta clique aqui.

Por meio do mecanismo, qualquer cidadão, empreendedor, arquiteto ou engenheiro pode verificar, de forma rápida e gratuita, se uma atividade é permitida, permissível ou proibida em cada ponto do município, além de consultar altura máxima permitida, taxa de ocupação, recuos, coeficientes e demais parâmetros previstos na legislação.

O secretário municipal de Fazenda esclareceu que o uso corresponde às atividades que o empresário pode desenvolver em determinado local, e a ocupação aos parâmetros construtivos, ou seja, o que é permitido construir. “Essa ferramenta integra todas essas informações, permitindo consultar, em qualquer ponto da cidade, as atividades e construções autorizadas”, descreveu.

Pires explicou que, na prática, muitos empresários têm dúvidas sobre a viabilidade de suas atividades em determinados imóveis. Antes, era necessário aguardar o resultado da consulta prévia para saber se o uso era permitido. Com a nova ferramenta, essa verificação pode ser feita de forma imediata e dinâmica pelo mapa, permitindo consultar diferentes endereços em um bairro, região ou em toda a cidade.

“Estamos entregando um serviço de facilitação, de desburocratização para a população, principalmente para investidores, empresários e todos aqueles que querem desenvolver atividade imobiliária em Londrina”, indicou o secretário.

Segundo o secretário, a ferramenta foi inicialmente desenvolvida para uso interno, mas se mostrou tão eficaz que a Prefeitura decidiu disponibilizá-la também ao público externo. “Escolhemos o nome Acelera Londrina porque, desde que começamos a utilizar essa tecnologia, conseguimos reduzir em cerca de 90% o estoque de alvarás. Iniciamos 2025 com mais de 5 mil processos e hoje mantemos uma média de 500 em andamento”, contou.

Com relação ao processo de consulta prévia, Londrina subiu da 10ª para a 1ª posição entre as dez maiores cidades do Paraná, em outubro deste ano. Assim, o município passou a ter a consulta prévia mais rápida do Estado nesse grupo. Já no tempo médio para abertura de empresas Londrina avançou da 9ª colocação, em 2024, com média de 11,2 horas, para a 3ª posição em outubro de 2025, com apenas 2,4 horas.

Redação Tem Londrina com NCom


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem