- Jornalismo
- 1 de dezembro de 2025
Problemas operacionais afetam serviço de água em bairros de Londrina
Sistema Tibagi apresentou problemas operacionais neste domingo.

A Sanepar informou, na manhã desta segunda-feira (1º), que o abastecimento em bairros das regiões leste, norte e sul de Londrina está comprometido em razão de problemas operacionais no Sistema Tibagi. Segundo a empresa, a situação foi resolvida ainda ontem (30), porém os reservatórios que abastece estas regiões atingiram nível mínimo e, por isso, o abastecimento foi restringido.
De acordo com a Sanepar, no momento o sistema está sendo retomado. A previsão é voltar a distribuir água gradativamente ao longo desta segunda com normalização do abastecimento entre a tarde e a noite.
A população precisa priorizar o uso da água tratada para alimentação e higiene pessoal e adiar limpezas e outras atividades que demandem grande volume do produto.
A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
Capacidade reduzida
Ainda segundo a empresa, o Sistema Tibagi operou neste domingo com 70% da sua capacidade devido a limitação no fornecimento de energia, acordado com a Copel. A concessionária de energia promoveu melhorias ne rede e voltou a fornecer a carga total. A manobra, porém, resultou em pane em alguns equipamentos eletromecânicos, resolvidos por técnicos da Sanepar ainda durante a noite de domingo.
A perda de produção e o consumo elevado, devido às altas temperaturas, comprometeu unidades que atendem as regiões leste, norte e sul.
O abastecimento em bairros da região oeste e de Cambé segue normal, recebendo água do Tibagi, porque os reservatórios mantiveram níveis regulares. Já a região central de Londrina está abastecida pelo Sistema Cafezal.
O serviço de atendimento é feito pelo telefone 0800 200 0115 ou pelo WhatsApp (41) 99544-0115.
Redação Tem Londrina



