ACESF informa mudanças na visitação dos cemitérios no Dia de Finados em Londrina

Cemitério São Pedro, localizado na área central de Londrina – Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (14), a Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) divulgou as mudanças que serão realizadas durante o feriado de Finados de 2020 e as orientações que a população precisa seguir. Devido às medidas restritivas para prevenção do novo coronavírus, a autarquia seguirá as recomendações repassadas pelos especialistas do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COESP).

Durante a segunda-feira, dia 2 de novembro de 2020, os cemitérios públicos municipais terão as entradas principais e as laterais abertas para a visitação, ou seja, todos os portões de acesso estarão liberados. Aproximadamente 50 servidores públicos vão fiscalizar as entradas e apenas será permitido o acesso de quem estiver usando máscara de proteção facial. Nas entradas, haverá álcool em gel a 70%, para higienização das mãos dos visitantes e tambores para o descarte correto de plásticos de vasos de plantas e flores naturais. As ornamentações com flores artificiais continuam proibidas.

Diferente de anos anteriores, não haverá a celebração de missas ou cultos religiosos, para evitar a aglomeração, e nem funcionários para consultar o local do sepultamento. Isso porque é comum que este serviço forme fila de espera. Porém, a consulta poderá ser feita de forma rápida e fácil pela internet. Basta acessar o site da ACESF, clicar na aba “Local de Sepultamento” e colocar o nome do falecido. É possível acessá-la clicando aqui. Outra recomendação é que os adultos não levem crianças e que pessoas do grupo de risco também evitem ir aos cemitérios.

Outro pedido dos especialistas do COESP é que a população seja orientada a realizar visitas rápidas, sem permanecer um longo período nos cemitérios. Anualmente, a ACESF contabiliza cerca de 100 mil visitantes circulando nos cemitérios municipais. Este ano, a expectativa é que haja uma diminuição do número, visto os perigos da exposição ao coronavírus.

É possível também pulverizar as visitas durante os dias que antecedem o feriado, já que será final de semana. A ACESF solicita que, quem puder ir aos cemitérios nos dias anteriores, dê preferência para esses dias.

Prazo para obras

Outro ponto importante é quanto aos prazos para obras nos cemitérios urbanos e rurais. Todos que querem reformar, construir ou pintar a sepultura precisam retirar a guia de autorização para o trabalho. Ela é entregue de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na Divisão de Cemitérios da ACESF, na Avenida Juscelino Kubitscheck, 2.948.

Quem tiver alguma dúvida pode telefonar para 3372-7881 e 3372-7850, mandar um e-mail para [email protected] ou acessar o site da autarquia. Não é necessário agendar horário para o atendimento.

Também é preciso ficar atento as datas limites para realizar os serviços:

  • Reformas e construções – população tem até 27 de outubro para realizá-las;
  • Pinturas – devem encerrar até 28 de outubro;
  • Limpeza e lavagem – podem ser feitas até 29 de outubro.

Redação Tem com Assessoria



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail