Associação leva atendimento terapêutico para crianças carentes de Londrina

Objetivo da Senda é expandir o atendimento e obter aporte da prefeitura para sede própria

Objetivo do projeto é expandir o atendimento para 40 jovens incluindo familiares – Foto: Divulgação/Google

Mostrar o caminho, apresentar direções e oferecer oportunidades de escolha. Perspectivas que a associação Senda leva para crianças e adolescentes de 5 a 18 anos de Londrina e região em situação de vulnerabilidade. O projeto social presta atendimento terapêutico para acolhidos pelos Centros de Convivência.

Atualmente, a associação atende 9 crianças e adolescentes do Conjunto União da Vitória, região sul, e 15 da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epsmel). De acordo com a psicóloga e presidente da Senda, o objetivo é expandir o atendimento para 40 jovens incluindo familiares. O projeto conta com a colaboração de profissionais da área que se dispõem em prestar ajuda. “Futuramente, com o aporte da prefeitura e a chegada de novos profissionais, queremos ter uma estrutura própria da instituição para que os atendimentos sejam realizados”, explica Mariana Fernandes.

Qualquer contribuição é bem-vinda. O atendimento voluntário dos 11 psicólogos, que atuam hoje na Senda, é completo e a associação oferece apoio aos assistidos com roupas, calçados, alimentação e material escolar. A instituição busca apoio de profissionais de outras áreas que também queiram prestar assistência às crianças e aos jovens. “Precisamos de psicopedagogo para acompanhar o desenvolvimento na escola, fonoaudiólogo que auxilia aqueles que têm dificuldade na fala, nutricionistas que queiram acompanhar e dar um direcionamento na alimentação e apoio para as crianças obesas, dentistas que possam oferecer tratamento odontológico e qualquer outro profissional que tenha realmente o interesse em ajudar”, ressalta Mariana.

De acordo com a presidente, o projeto surgiu da necessidade desses jovens terem um acompanhamento psicológico após o acolhimento do município. “Nós temos uma política pública que recebe e acolhe. A associação vem para tratar a criança e a família. Essas crianças são vítimas de violência psicológica ou física. Viram o pai usar drogas, o pai bater na mãe ou presenciaram o pai ser assassinado. Elas têm o acolhimento do sistema, mas não têm atendimento terapêutico. Que tipo de criança e adolescente estou colocando na sociedade?”, questiona.

Conforme Mariana, o tratamento amplia a visão das crianças e adolescentes. “Eles já têm um estereótipo de que não vão sair daquele mundo em que vivem. A associação quer mostrar, através do atendimento psicológico, que é possível ter escolhas. A perspectiva de mundo muito bem trabalhada, pode inseri-los em uma nova realidade.”

A oficialização da Senda será no dia 28 de setembro, a partir das 17h, na Câmara Municipal de Londrina. A cerimônia é aberta ao público. Profissionais que queiram participar do trabalho voluntário ou pessoas que querem fazer doações podem ligar para (43) 99649-1675.

Serviço:

Oficialização da Associação
Quando: 28 de setembro
Onde: Câmara Municipal de Londrina
Endereço: (R. Gov. Parigot de Souza, 145 – Centro Cívico)
Horário: 17h
Contato: (43) 99649-1675

Redação Tem com Assessoria



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail