GM registra mais de 10 mil denúncias durante a pandemia em 2020

Defesa Civil divulgou balanço das ações do ano passado.

Foto: Divulgação/GM

A secretaria municipal de Defesa Social divulga um balanço dos serviços prestados no município no último ano. A pasta é responsável pelas atividades desenvolvidas pela Guarda Municipal e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).

“Houve um aumento significativo no número de atendimentos, resultado  de mais eficiência na atuação da Guarda. Primeiro porque a central agora grava todas as ligações, o que reduz o número de trotes.  Criamos um programa orientando os servidores e usuários dos serviços públicos a procurarem a Guarda sempre que necessário. E, por final, o próprio atendimento. Ele se mostrou efetivo principalmente nos episódios da pandemia, onde tivemos mais de 10 mil ocorrências denunciadas na central da Guarda. Esse trabalho, esse feedback com a sociedade orientou nosso trabalho de forma preventiva. Quando sabemos o que está acontecendo e onde está acontecendo, temos a possibilidade de direcionar nosso patrulhamento, ou seja, focar os esforços onde realmente há necessidade”, avalia Pedro Ramos, secretário da Defesa Social.

Central de emergência e monitoramento

A central monitora, 24 horas por dia, câmeras fixas e móveis instaladas em locais estratégicos nos prédios públicos municipais, ruas e avenidas da cidade. O setor é responsável ainda pelo atendimento das chamadas dos telefones de emergência 153 da Guarda Municipal e 199 da Defesa Civil. Entre janeiro e dezembro de 2020 foram atendidas 30.511 chamadas. O registro de patrulhamento preventivo e pontos base (PB), por parte das equipes de serviço, com foco na segurança dos próprios públicos municipais somou 78.330 atendimentos, sendo 58.655 e 19.675, respectivamente.

Balanço anual – boletins de ocorrência

O setor de Estatística contabilizou 10.308 boletins de ocorrências gerais em 2020. A média mensal é de 859. O número representa um aumento de 101% nos registros em comparação ao fechamento de 2019, quando o total ficou em 5.130 boletins. Especificamente nos prédios públicos municipais, foram registradas 2.717 ocorrências. O número representa um aumento de 57% em relação a 2019, e está relacionado à procura pelo serviço da Guarda Municipal após a realização das ações do projeto Informar para Proteger, que leva informações para os usuários dos serviços e funcionários públicos sobre quando e como eles podem acionar os serviços prestados pelo telefone de emergência 153.

Autuações da lei seca municipal somaram 486 registros. A Guarda recebeu 394 ligações informando crime ambiental. No período foram 163 registros de furto, 57 de dano ou depredação, 18 ocorrências de arrombamento e 14 tentativas de furto nos próprios da Prefeitura. Foram atendidas 58 denúncias de ocupação irregular em terrenos públicos.

Boletins relacionados ao tráfico de drogas somaram 65, dos quais 17 foram no entorno de prédios públicos. No período foram recuperados 27 veículos, sendo 21 carros e 6 motocicletas. O número de armas apreendidas ficou em oito, sendo sete espingardas, um revólver, além de diversas munições. As ações sempre são desenvolvidas com a participação de todos os grupamentos da Guarda Municipal de Londrina.

Patrulha Maria da Penha

A “Patrulha Maria da Penha”, da GM, é um serviço personalizado e exclusivo que atende mulheres vítimas de violência em Londrina desde 2015. Em 2020, a central 153 recebeu 625 chamadas, das quais 352 com e 273 sem medida protetiva. O atendimento da patrulha resultou no registro de 432 boletins de ocorrência, sendo 259 para casos de descumprimento da medida judicial e 173 boletins pela constatação do flagrante de violência contra mulher (ocorrências em que a vítima não possuía medida).

No início do mês de novembro, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, deu início ao monitoramento do Dispositivo de Segurança Preventiva (DSP), popularmente conhecido como “Botão do Pânico”. O dispositivo é mais uma ferramenta da rede de enfrentamento à violência contra mulher no município fornecido às mulheres em situação de grave ameaça à vida. As ações de proteção acontecem graças ao convênio firmado através da parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CEVID, e Prefeitura de Londrina.

Área Rural

A Guarda Municipal possui equipes específicas que realizam patrulhamento preventivo em todos os prédios públicos localizados nos oito distritos, patrimônios e comunidades da zona rural de Londrina. Em 2020, foram registradas pela central 153, 805 atendimentos.

Guarda Municipal Patrimonial

O grupamento realiza a vigilância em prédios públicos com grande fluxo de pessoas, atuando preventivamente de forma presencial, através de rondas nas áreas internas e externas garantindo a segurança patrimonial. Os guardas prestam orientação para população que utiliza os serviços públicos, de forma a garantir a manutenção da ordem e o bom andamentos dos trabalhos. Estão sob a responsabilidade o prédio da Prefeitura, Parque Arthur Thomas, do almoxarifado central entre outros.

Vale destacar o trabalho feito no sentido de proteger pessoas em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência. Existem guardas fixos no centro POP e nas casas de apoio às mulheres que sofreram agressões. Em 2020, o grupo realizou a segurança dos insumos adquiridos pela administração para combater a pandemia no município.

Defesa Civil

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) é a responsável pelos atendimentos no âmbito do município de Londrina. No ano passado, foram registradas, através do telefone 199, de emergência, 361 ocorrências, das quais 166 foram quedas de árvores; 96 vistorias estruturais; 51 derramamentos de óleo na pista; 27 destelhamentos; 12 alagamentos; cinco deslizamentos; três acidentes com produtos perigosos e um incêndio florestal. A Defesa Civil contabilizou o cumprimento de 100 ordens de serviço relacionadas ao apoio a outros órgãos e secretarias, vistorias, transporte de ajuda humanitária entre outras. O total de áreas de risco vistoriadas pelos agentes ficou em 47, sendo 23 com possíveis riscos de alagamento, 12 para riscos de deslizamento e 12 para riscos de inundações.

Destaca-se o trabalho preventivo através do levantamento de locais que já foram registrados alagamentos, desmoronamentos, destelhamento e deslizamento de terras, os quais foram objetos de notificação da COMPDEC às secretarias competentes para as medidas preventivas, o que reduziu significativamente a incidência das ocorrências por ocasiões de chuvas e vendavais. Inclusive, em relação a algumas árvores que apresentavam risco de perigo, foram emitidas notificações antecipadas que garantiu a poda ou erradicação.

Fiscalização de combate à pandemia

Desde o início da pandemia, a Guarda Municipal protagonizou o atendimento e centralizou o recebimento das denúncias relacionadas ao descumprimento dos decretos municipais de combate à pandemia no município. Entre os meses de março e dezembro de 2020 foram registradas 10.360 ligações para a central 153, informando possíveis infrações. Na segunda quinzena do mês de junho a Prefeitura disponibilizou um telefone whatsapp para receber denúncias. Até o final de dezembro foram 1.097 atendimentos pelo canal.

Termos de constatação – De março a dezembro de 2020, termos de constatação ou multas somaram 2.166 registros, dos quais 702 foram para flagrantes de aglomerações em praças, parques e vias públicas; 663 para estabelecimentos comerciais flagrados funcionando em horário não permitido, aglomeração de pessoas e falta das medidas profiláticas; 389 sobre multas para pessoas flagradas sem máscara; 223 a respeito de festas e eventos; 77 referentes a bares; 66 de pessoas flagradas aglomeradas consumindo bebidas alcoólicas nas vias (lei seca municipal); além de 23 constatações de descumprimento das normas relacionados à construção civil; 22 de flagrante de uso de narguilé e 1 para quebra de isolamento social.

Redação Tem com Assessoria



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