Londrina: Governo Lula inclui Contorno Leste em novo pacote de obras
Aguardada há mais de 30 anos pelos londrinenses, o Contorno Leste de Londrina foi incluído no pacote de obras dos Lotes 3 e 4 do programa de concessão do pedágio. O anúncio feito pelo Governo Federal nesta semana atende a reivindicação da parlamentares, dos moradores e empresários de Londrina e municípios vizinhos que serão beneficiados, de forma direta, com as obras. No mês passado, o presidente Luiz Lula da Silva (PT) também se encontrou com o prefeito Marcelo Belinati (PP) e recebeu deputados da bancada paranaense do seu partido, que também solicitaram a inclusão.
O Contorno Leste ligará a PR-445 até a BR-369, começando nas proximidades do antigo Posto Serrinha até o Ceasa, em Ibiporã.
“A inclusão do Contorno Leste de Londrina nas obras a serem realizadas nos Lotes 3 e 4 da concessão do pedágio é uma conquista histórica, fruto do empenho e persistência dos parlamentares paranaenses, em especial da presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que foi incansável e sempre nos recebeu em Brasília, além de participar de todas as reuniões relativas ao tema junto comigo”, ressaltou o deputado Arilson Chiorato (PT).
Segundo o deputado estadual Tercílio Turini (PSD), o Contorno Leste beneficiará o desenvolvimento não só de Londrina, mas de todo o norte do Paraná e do norte do pioneiro. “Londrina é a única cidade da região que não tem nenhum contorno, porque o Contorno Norte, pelo qual nós pagamos por 24 anos, não foi construído. Então, essas obras serão muito bem-vindas e vão trazer segurança, preservar vidas e gerar muito desenvolvimento para Londrina e região. É importante destacar que nos três primeiros anos de todos os seis lotes, será feita a recuperação de rodovias e elaboração de projetos. As obras de grande porte vão ser realizadas no 4º, 5º, 6º e 7º ano dos contratos, então nós temos a perspectiva de no quinto ou sexto ano já estar com essa obra”, destacou.
“O presidente ficou impressionado e considera que a obra vai trazer grande impulso de desenvolvimento para Londrina”, disse o prefeito londrinense durante o encontro. Segundo Belinati, o contorno deverá criar um novo acesso ao Aeroporto de Londrina, retirando o tráfego pesado de caminhões da Avenida Dez de Dezembro, gerando ainda, um novo corredor de desenvolvimento para instalação de empresas e indústrias naquela região.
“É uma vitória para Londrina, é uma vitória para os londrinenses e, mostra, que todo o trabalho feito, como as audiências públicas, valeu a pena”, avalia o deputado Arilson.
A obra vai deve retirar o tráfego pesado da Via Expressa e da Avenida Brasília, reduzindo o risco de acidentes, além de melhorar a infraestrutura rodoviária ao facilitar o acesso aos municípios de Ibiporã, Jataizinho, Cornélio Procópio e Norte Pioneiro com Tamarana, Mauá da Serra e Vale do Ivaí.
“Além disso, a inclusão dessas obras dentro da concessão de pedágio é fazer justiça com Londrina e região, porque esse contorno já era para estar pronto, mas por inúmeras manobras das concessionárias, saiu do contrato. Por isso, a vigilância precisa ser constante”, destacou o deputado paranaense.
Redação Tem Londrina