Itaipu vai apoiar obras de revitalização do Parque Arthur Thomas
A parceira acontecerá entre o município de Londrina e a Itaipu Binacional.
Nesta sexta-feira (4), os 22 prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), que engloba Londrina e região, se reuniram com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri. O evento tinha como objetivo apresentar aos participantes uma nova iniciativa da Itaipu, com foco no financiamento, por parte da empresa binacional, de projetos de sustentabilidade ambiental.
De acordo com Verri, os projetos poderão ser apresentados por todos os 399 municípios do Paraná e 35 municípios sul-mato-grossenses cujos rios desaguam no reservatório da Usina de Itaipu.
Entre os participantes, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), ressaltou a importância histórica da iniciativa e da visita do diretor-geral brasileiro de Itaipu à cidade, para conversar com os prefeitos da região. “É um fato histórico que nunca aconteceu nos cinquenta anos de história de Itaipu, no sentido de descentralizar essa que é uma das maiores empresas públicas do mundo e destinar recursos às cidades do Paraná para projetos socioambientais. Londrina está se preparando e vai apresentar vários projetos, para que a gente possa captar esses investimentos através dessa parceria e com isso levar melhorias na qualidade de vida para a nossa população”, frisou.
A medida decorre de uma alteração na política de destinação dos recursos financeiros direcionados a fins socioambientais embutidos na tarifa de energia elétrica. Anteriormente, esses recursos eram destinados somente aos municípios da região de Itaipu, mas a empresa decidiu investir em uma política de interiorização e disseminação dessa iniciativa.
Investimento em Londrina
Entre as intenções do apoio por parte da Prefeitura de Londrina, está um projeto de revitalização do Parque Arthur Thomas, localizado na região sul da cidade, que abriga a primeira usina hidrelétrica de Londrina.
Segundo o prefeito londrinense, a Itaipu já teria aceitado apoiar o projeto, que está em fase de desenvolvimento.
Redação Tem