Londrina terá nova base da Marinha instalada às margens do Lago Igapó

Prefeito londrinense assinou termo de cessão do local para a Marinha do Brasil.

Imagem: Emerson Dias/NCom

A Prefeitura de Londrina oficializou a cessão do imóvel onde será instalada a nova base da Marinha do Brasil no município. O espaço, localizado na Rua da Canoagem, às margens do Lago Igapó 1, era sede da Defesa Civil. O prefeito Tiago Amaral (PSD) assinou o Termo de Cessão de Uso, formalizando a parceria com a União Federal, por meio da Delegacia Fluvial de Guaíra.

A base, que deve ser inaugurada entre o fim de março e início de abril, contará com 4 a 6 militares e uma embarcação para fiscalizações. A Marinha também planeja oferecer cursos náuticos à população. O imóvel foi inspecionado pela prefeitura em 24 de fevereiro, e a Marinha ficará responsável pelas reformas necessárias.

Imagem: Emerson Dias/NCom

A nova base facilitará serviços como registro de embarcações, habilitação de amadores e emissão de documentos, além de atuar na segurança da navegação e prevenção da poluição hídrica. A área de jurisdição abrange 166 municípios do Norte e Oeste do Paraná, incluindo rios como Paraná, Tibagi, Ivaí e Piquiri, além do Lago Igapó.

Com a mudança, a Defesa Civil passará a operar na sede da Guarda Municipal, na rua Joaquim de Matos Barreto, às margens do Lago Igapó 2. A presença da Marinha também pode impulsionar o turismo náutico e eventos relacionados ao lazer aquático em Londrina.

Redação Tem Londrina