Aos 93 anos, Mãe de Bolsonaro foi imunizada com Coronavac em SP

Idosa deve receber segunda dose da vacina no início de março.

Imagem: Reprodução

A mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bonturi Bolsonaro, foi vacinada contra a covid-19 no último dia 12, em sua casa, em Eldorado, no Vale do Ribeira, região sul de São Paulo. Oficialmente, a prefeitura de Eldorado confirmou a vacinação de Olinda, mas disse não poder informar que vacina ela recebeu. Entretanto, de acordo com o cartão de vacinação oficial, dona Olinda vou vacinada com a Coronavac.

Aos 93 anos, Olinda e outras pessoas do grupo prioritário receberam a Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Funcionários disseram que, no mesmo dia em que ela foi imunizada, outras 25 pessoas da mesma faixa etária receberam a vacina — todas as doses aplicadas no dia eram do imunizante chinês.

O presidente Jair Bolsonaro confirmou que sua mãe recebeu a vacina contra a covid-19. Ele disse, no entanto, que ela teria recebido o imunizante de Oxford/AstraZeneca, mas o lote descrito no cartão de vacinação indica o contrário.

Bolsonaro divulgou cartão com Oxford, mas lote é da Coronavac – Imagem: Reprodução

Durante live, Bolsonaro criticou notícias de que sua mãe teria recebido a vacina Coronavac e chegou a exibir um suposto papel com a reprodução do cartão de vacina que disse ser da sua mãe.

Coronavac

Desde meados o ano passado, quando a parceria do instituto paulista com a empresa chinesa foi anunciada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o presidente questiona a qualidade da vacina Coronavac.

Olinda foi vacinada em casa e deve receber a segunda dose até o início de março. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o esquema de imunização com a vacina do Butantan é de duas doses de 0,5 ml, com intervalo de duas a quatro semanas entre elas.

Redação Tem com IstoÉ



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail