Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Avião com 2 milhões de doses de vacina da Índia chega ao Brasil

Imagem: Reprodução/Reuters

O avião da Emirates com os dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, vindo da Índia, pousou nesta sexta-feira (22) no Aeroporto de Guarulhos (SP) por volta das 17h27. As vacinas foram produzidas pelo laboratório indiano Serum e compradas pelo Ministério da Saúde.

A carga foi recebida pelo general e ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pelo chanceler Ernesto Araújo e pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, e o ministro Pazuello receberão as doses — que serão transportadas, com escolta da Polícia Federal (PF), para o depósito da Fiocruz.

Demora para envio

Vacina só foi liberada nesta quinta-feira (21) pela Índia. Na semana passada, autoridades indianas teriam ficado incomodadas como a divulgação da informação feita pelo governo brasileiro sobre a importação da vacina, mesmo antes do país ter começado a sua própria imunização.

Após ser criticado por sua atuação, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu no início da semana o embaixador indiano no Brasil, Suresh K. Reddy, para uma reunião no Palácio do Planalto. O objetivo era tentar contornar a saia justa.

O Ministério da Saúde estima que a vacinação durará o período de 12 meses, a contar do início da primeira fase, para que haja vacinação de brasileiros fora dos grupos prioritários.

Redação Tem com Folhapress


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem