‘Jovens estão na UTI’, diz Belinati sobre possível nova cepa em Londrina

"Casos estão mais graves". Prefeito diz que o município faz o sequenciamento genético para confirmar nova variante.

Imagem: Reprodução

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), realizou uma live durante a noite deste domingo (21) atualizando os dados da pandemia no município. Segundo o chefe do executivo, o atual momento é considerado delicado. Apesar da diminuição no índice de transmissão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem registrado aumento na taxa de internações.

“A gente está observando que as pessoas que estão pegando [o coronavírus] estão tendo uma gravidade maior”, disse Belinati.

De acordo com o prefeito, a suspeita é que a variante brasileira do coronavírus já esteja em circulação na cidade. Estudos apontam que a nova cepa seja mais transmissível e também mais letal.

“Estamos fazendo o sequenciamento do vírus, para identificar se isso é em razão daquela variante do vírus lá de Manaus”, afirma o prefeito. “Os casos estão mais graves, as pessoas estão precisando mais ser internadas, estão indo mais para o hospital”, completou.

Ele ainda afirma que, atualmente, o município registra um número alto de jovens hospitalizados em estado grave. “Esse vírus que está pegando pessoas mais jovens, fazendo que elas sejam internadas em UTI, ficando internadas em estado grave”, disse. “Temos mais pacientes jovens internados na UTI”, afirma o prefeito.

Londrina soma 14 óbitos entre pessoas de 20 a 39 anos.

Internações

Segundo o boletim municipal deste domingo, 89% dos leitos de UTI exclusivos no SUS estão ocupados. Já os leitos de enfermaria, somam 100% de ocupação.

Cuidados

Belinati ainda disse que não é momento para afrouxar o distanciamento social. “Todo mundo quer ter aquela vida de volta. Nós estamos caminhando para o final [da pandemia], não é momento para esmorecer. É momento pra gente intensificar os cuidados”, completou.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail