Londrina: abril de 2020 teve 13 mortes por covid; em 2021 já tem 73 em 8 dias

Município vive momento caótico um ano após início da pandemia.

Foto: Reprodução

Abril de 2020 foi o segundo mês obtendo menor número de óbitos causados pela pandemia em Londrina, com 13 vítimas fatais registradas durante os 30 dias. Número que contrasta com abril deste ano, em que a cidade já confirmou 73 londrinenses mortos em apenas oito dias.

Vivendo ainda o pior momento da pandemia, sem previsão de quando chegará ao fim, conforme garantem especialistas, Londrina vive também um colapso no sistema de saúde e o afrouxamento das medidas de prevenção por parte das autoridades estaduais e municipais, além da própria população.

Gráfico mostra número de óbitos durante a pandemia – Imagem: ArteTEM

Em abril do ano passado, devido ao início da crise sanitária — que começou em 17 de março após a confirmação do primeiro caso oficial do novo coronavírus —, a cidade passava por um momento de suspensão das atividades não essenciais, além do bloqueio efetivo de locais públicos. Shoppings, galerias, bares, também estavam proibidos de funcionar, além da intensa fiscalização que ocorria no município neste período, até mesmo com alertas realizados por forças de segurança e órgãos municipais.

O número de vítimas representava, aproximadamente, um óbito a cada dois dias. Hoje, a cidade já acumula uma morte a cada três horas.

Após um ano, o cenário é caótico. De acordo com a direção do Hospital Universitário (HU), 71 pacientes aguardam uma vaga em UTI, já que praticamente todos os hospitais do município possuem superlotação em leitos de tratamento intensivo da covid-19.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail