Londrina vai receber doses de vacina da Pfizer contra covid-19

Quatro cidades do Paraná receberão as doses do imunizante.

Imagem: Geraldo Bubniak/AEN

Londrina vai receber doses do imunizante da Pfizer. As vacinas chegaram no Paraná nesta segunda-feira (10). A distribuição das 67,8 mil doses também vai ocorrer em Curitiba, Cascavel e Maringá.

As doses ficarão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) até a distribuição, ainda sem data definida. Os quantitativos também serão divulgados nos próximos dias. A ideia, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) é levar as doses paulatinamente até os municípios do interior, de acordo com a chegada, a partir do segundo semestre, das 100 milhões de doses adquiridas pelo governo federal.

“É uma orientação do governador Ratinho para fazer uma pequena descentralização para os municípios referências das macrorregiões de Saúde. Serão em quantidades menores, vamos verificar os freezers, mas sempre solicitando que eles sejam exclusivos para esse armazenamento”, afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto.

Em Curitiba, o Cemepar está equipado com freezers de ultrabaixa temperatura (-80ºC), que podem armazenar as doses por até seis meses. Além disso, possui ainda dois freezers de temperatura de -20ºC, que podem armazenar as doses por até duas semanas. Os imunizantes necessitam de armazenamento específico em freezers de alta performance por médios e longos prazos, o que restringe a logística de distribuição às cidades com infraestrutura para recebê-los.

A orientação da descentralização, no entanto, leva em consideração o informe técnico do Ministério da Saúde que afirma que as vacinas podem ser armazenadas à temperatura de 2ºC a 8ºC por no máximo cinco dias. Ou seja, permite aplicação rápida de um pequeno quantitativo de doses. O transporte também deve ocorrer em no máximo doze horas a 2º C a 8º C.

Segundo o Ministério da Saúde, o quantitativo será direcionado a 3,6% do total da população de gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente estimadas no Estado. Até o momento, foram cerca de 100 mil doses do imunizante da Pfizer recebidas pelo Paraná. O intervalo de aplicação é de doze semanas.

Vacinômetro

Até as 19h desta segunda-feira (10), o Paraná vacinou 1.935.399 moradores com a primeira dose, o equivalente a 18,53% da população do Estado. Com a segunda dose, foram 1.056.140 pessoas vacinadas, um total de apenas 10,11% da população.

O Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19 estima um total de 4.812.142 pessoas entre os 28 grupos prioritários para imunização.

As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde do governo federal.

Redação Tem com AEN



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail