Londrinenses desafiam a lei em festas clandestinas e áreas públicas

Guarda Municipal já alertou sobre tolerância zero contra quem descumprir medidas e aplicou 256 multas em apenas três dias.

Guarda Municipal autua pessoas que se aglomeravam em cachoeira, na Zona Sul de Londrina – Foto: Defesa Social

Mesmo com os decretos municipais que determinaram o fechamento de bares e áreas públicas, além do consumo e venda de bebidas alcoólicas em pontos da cidade de Londrina, a Guarda Municipal (GM) teve bastante trabalho para coibir o descumprimento das medidas restritivas contra o coronavírus na neste último final de semana.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social, a força-tarefa contabilizou 446 denúncias recebidas, das quais 433 foram atendidas pela GM e 13 foram encaminhadas para outros órgãos fiscalizadores. O serviço resultou em 256 autuações e termos de constatação.

Entre as denúncias , estão festas clandestinas, realizadas por grupos de pessoas que se reúnem para festar em casa, superando o limite de 10 pessoas por imóvel, além de aglomerações em locais mais afastados, como cachoeiras, parques e praças de bairros.

Na força tarefa desde fim de semana, a GM autuou e dispersou um grupo de pessoas que utilizava uma cachoeira, conhecida como Cachoeira do Tatu, localizada atrás de condomínios na Zona Sul da cidade.

De acordo com o secretário Pedro Ramos, destaca que neste período não há mais orientações, sendo que a GM está devem aplicar multas sem notificação prévia. “Todo mundo sabe qual é a regra que está sendo imposta e nós estamos cobrando. A gente trabalhou quase cinco meses insistindo com orientação e agora não há mais espaço para isso. Quando a gente chega em um estabelecimento comercial que tem entidades que o controlam, ou seja, ninguém estava desavisado, e você tem ali 35 ocorrências bares abertos quando deveriam estar fechados, não cabe mais orientação”, explicou.

Os guardas lavraram 158 autuações pelo uso indevido desses locais, além de aglomeração. Outras 59 pessoas receberam multa por estarem sem ou utilizando incorretamente a máscara. Interdições de eventos ou partidas esportivas clandestinas somaram 6 atendimentos. A fiscalização lavrou 2 termos de constatação para uso de narguilé.

Números gerais

Desde o início da pandemia foram registradas 7.825 denúncias, das quais 6.403 foram atendidas pela GM e outras 1.422 foram encaminhadas para os demais órgãos. Foram registrados 1,189 termos de constatação e autuações, além de 103 interdições em estabelecimentos, praças, eventos, bares entre outros.

A fiscalização rigorosa segue em toda extensão do município, inclusive para a zona rural, até o final da validade dos decretos. Segue obrigatório o uso de máscara de proteção, quem for flagrado sem utilizar o equipamento de proteção poderá ser multado em R$300,00. Bares devem permanecer fechados. Áreas públicas de lazer seguem interditadas.

Como denunciar

Descumprimento acarretará sanções administrativas. Denúncias podem ser feitas para o telefone 153 da Guarda Municipal e para o WhatsApp (43) 99995–0272. A instituição conta com a colaboração do denunciante para o fornecimento do maior número de informações possíveis para garantir efetividade no atendimento.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail