Políticos festejaram decisão de Manaus não fazer lockdown em dezembro

Estado vive momento dramático com falta de oxigênio após superlotação de hospitais.

Foto: Reprodução

No fim de dezembro, o governador Wilson Lima (PSC) havia decretado ‘lockdown’ no estado, após o grave avanço do coronavírus. Dias depois, autorizou o afrouxamento das medidas de isolamento social por causa de diversos protestos da população.

Hoje, a capital amazonense está com os hospitais lotados e, para piorar a situação, falta de oxigênio para pacientes com covid-19. O recuo na decisão pode ter contribuído para o caos em que Manaus se encontra, afirmam especialistas.

Na internet, diversos políticos entre deputados e ex-ministros comemoraram o recuo do governo. Em alguns casos, políticos aliados ao presidente Jair Bolsonaro, trabalharam através das redes sociais para incitar manifestações contra o isolamento social no estado. Veja:

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

A deputada Bia Kicis (PSL), que comemorou a não continuidade do lockdown, agora chegou até a criticar o governo do Amazonas pela falta de oxigênio.

Momento dramático

Em meio ao desespero, algumas famílias de pacientes estão relatando o drama nas redes sociais e pedindo para quem tiver cilindro de oxigênio em casa levar até os hospitais.

“Nós estamos em uma situação deplorável. Simplesmente acabou o oxigênio de toda uma unidade de saúde. Não tem oxigênio, é muita gente morrendo”, conta uma mulher.

Médicos também têm recorrido à internet para fazer o mesmo apelo. “Hoje pela manhã, tivemos uma baixa total de oxigênio, perdemos alguns pacientes, foi um caos”, relata um dos profissionais do Hospital Getúlio Vargas.

O Sindicato dos Médicos do Amazonas pediu para que seja encontrada uma solução para o problema. “Transportar oxigênio de outros estados em caráter de guerra é uma necessidade para salvar vidas”, afirmou Mário Vianna, presidente da entidade.

Redação Tem com CatracaLivre



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail