Primeiro grupo deve ser vacinado até o fim de semana em Londrina

Idosos serão imunizados a partir desta quarta-feira. Ao todo, município deve vacinar 9 mil pessoas até o final de semana.

Rosemeire de Paula, primeira servidora municipal vacinada em Londrina – Foto: Emerson Dias

Depois de um momento histórico na manhã desta terça-feira (19), com a chegada das primeiras doses da vacina contra à covid-19 em Londrina e a vacinação da primeira pessoa na cidade, a prefeitura iniciou, durante à tarde, a vacinação dos servidores municipais da área da saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. A vacinação começou pelos servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará. Na unidade, ao todo, são cerca de 200 funcionários.

Para receber a vacina, a primeira à espera era a técnica de enfermagem Rosimeire Oliveira de Paula. Servidora municipal há 29 anos, ela destacou que, com a chegada das doses, a expectativa é de dias melhores. “Estou feliz porque a gente tem muito medo de pegar o coronavírus, levar para casa, mas a sensação agora é de alegria. Esse ano foi atípico, sofrido; sentimos medo, pavor, angústia. E é algo que todos queremos que melhore. Por isso, eu estou muito contente e feliz por ser vacinada”, disse.

Imunizada, Rosimeire comemorou e destacou a importância de que todos as pessoas se previnam contra a covid-19. “Estou contente, é uma esperança muito grande de a vacina ter eficácia e que a gente seja protegido. Estou emocionada e peço que as pessoas, se tiverem a oportunidade, vacinem. É a esperança que temos para acabar com essa pandemia, que está sendo tão difícil e dolorosa”, frisou.

Primeira etapa da vacinação deve ser concluída até o fim da semana

Cerca de nove mil doses foram enviadas pelo governo estadual para o município. A partir desta quarta-feira (20), dez equipes volantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vão passar pelas seis UBSs de atendimento exclusivo para quadros respiratórios, hospitais e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), aplicando as vacinas conforme o Plano Municipal de Imunização. Nas ILPIs, além dos idosos, também serão vacinados os funcionários. Ao todo, a SMS estima que sejam cerca de 1 mil pessoas só nesses lugares.

Ao TEM, o secretário Felippe Machado disse acreditar ser possível concluir essa primeira etapa até o final desta semana. “Nós temos condições técnicas de imunizar esse primeiro grupo até o final da semana. A maior dificuldade é que os hospitais trabalham com escalas, por isso teremos que ir nas unidades mais de uma vez, para conseguir atingir todas as equipes”, explicou.

Com a conclusão desta primeira fase, serão cerca de nove mil pessoas que deverão ficar imunizadas e aptas para receber a segunda dose da vacina assim que disponível.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail