Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Projeto Arte Educação leva atividades culturais para acolhidos em isolamento social

Evento irá ocorrer nos espaços de acolhimento emergencial.

 Foto: Associação Londrinense de Circo

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) desenvolve o Projeto Arte Educação, em todas as unidades de Proteção Social Especial, como o Centro POP, CREAS, serviços de acolhimento institucional e outros. Um dos parceiros deste projeto, a Associação Londrinense de Circo, vai promover, nesta sexta-feira (24) e sábado (25), um evento especial nos abrigos emergenciais para acolhimento da população em situação de rua. Será a segunda edição do Conexão Cidadã.

O objetivo dessa edição do Conexão Cidadã é fortalecer a saúde mental e o emocional das pessoas que estão nestes locais, totalmente isoladas do convívio externo, disse a secretária.

Os locais onde serão realizadas as atividades do Conexão Cidadã receberão o evento na sexta-feira (24), um às 9 e outro às 14 horas, e no sábado (25), novamente às 9 horas. Estes espaços de acolhimento emergencial foram viabilizados mediante parceria da Prefeitura com a Arquidiocese de Londrina.

A secretária municipal de Assistência Social detalhou que as pessoas acolhidas nestes locais participam de oficinas, organização, manutenção e limpeza dos ambientes, recebem atendimento do Consultório na Rua, entre outras ações.

No total, cerca de 120 pessoas, entre acolhidos e equipe técnica da SMAS, devem conferir as apresentações ao ar livre, realizadas tendo um ônibus como palco. A programação inclui arte circense, dança, teatro, graffiti, além de jogos e brincadeiras, como capoeira, futebol, e cuidados de estética.

As apresentações culturais serão conduzidas por arte-educadores, que têm recebido orientações e treinamentos constantes sobre a gestão de riscos devido ao COVID-19, e vão utilizar todas as medidas de proteção e higienização necessárias, além de manter os usuários em distância segura uns dos outros.

A primeira edição do Conexão Cidadã ocorreu em março, no Jardim Novo Perobal. A expectativa é que o projeto ocorra a cada dois meses, com mais seis edições até novembro deste ano. E, semanalmente, a Associação Londrinense de Circo está nas unidades de Proteção Social Especial, realizando oficinas com os usuários.

Redação Tem com N.com


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem