Simone e Ciro declaram apoio a Lula no segundo turno das eleições

Imagem: Reprodução

Na tarde desta quarta-feira (5), a senadora Simone Tebet (MDB) anunciou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições 2022. O candidato Ciro Gomes (PDT) já havia afirmado na terça-feira (4), que também acompanhava a decisão do partido de apoiar Lula na segunda etapa da eleição.

“Não anularei meu voto. Não votarei em branco. Não cabe a omissão da neutralidade”, disse Tebet em pronunciamento transmitido nas redes sociais.

“Ainda que mantenha as críticas que fiz ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva — em especial nos seus últimos dias de campanha, quando cometeu o erro de chamar para si o voto útil, que é legítimo, mas sem apresentar suas propostas concretas para os reais problemas do Brasil, depositarei nele o meu voto. Porque reconheço o seu compromisso com a democracia e a Constituição. O que desconheço no atual presidente”, acrescentou.

Tebet disse que decidiu anunciar a decisão mesmo tendo sido pedida por apoiadores e colegas para manter a neutralidade durante o segundo turno.

“Critiquei os dois candidatos que disputarão o segundo turno. E continuo a reiterar as minhas críticas. Mas, pelo amor que tenho ao Brasil, pela democracia e pela Constituição, pela coragem que nunca me faltou, peço desculpas aos meus amigos e companheiros que imploraram pela neutralidade.”

Veja a declaração:

“Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência.” Ainda no dia do primeiro turno, após os resultados do pleito serem divulgados, Tebet disse que não iria se omitir e que já tinha uma decisão, mas que aguardaria apenas a manifestação do partido.

Redação Tem Londrina