Prefab Future, instituto de pesquisas que cravou eleição do Rio, abre filial em Londrina

Instituto informou que terá pesquisas em Londrina e outras cidades do estado.

Imagem: Divulgação/Prefab Future

O instituto Prefab Future, sediado no Rio de Janeiro, acaba de abrir uma filial em Londrina. A empresa ganhou fama em 2018, ao identificar, com uma pesquisa qualitativa, que o governador Wilson Witzel avançaria ao segundo turno na frente de Eduardo Paes, e também foi o único do país, em 2022, a cravar o resultado do primeiro turno das eleições para o Governo do Estado.

De acordo com a CEO do instituto, Thalita Assis, a ideia é lançar dois polos no Paraná.

“Desde 2020 nossa ideia era expandir para o Sul”, afirma Thalita. “Em 2023, fizemos uma pesquisa qualitativa em Londrina e nos identificamos com a força de inovação, tecnologia e de trabalho da cidade. Estamos felizes de iniciar nosso trabalho e gerar resultados com a mesma assertividade dos estudos que estamos fazendo no estado do Rio”.

O cientista político e autor do livro “Pesquisas qualitativas – pega a direção” (com o marqueteiro Mario Marques), João Nonato, especialista do instituto, explica que o Paraná é um rico celeiro político. “Especialmente as particularidades da política em Londrina nos encantou. E desde o ano passado acompanhamos os passos de todos os pré-candidatos. Acho que estudamos tanto o perfil de cada um deles que podemos atestar que os conhecemos mais do que muitos londrinenses”, brinca.

O Prefab Future também trabalha com o estatístico Sergio Araujo (ex-Ibope), que atua na linha de excelência das pesquisas do país.

“Vamos, aos poucos, aumentando a amostra até a eleição e esperamos gerar uma boa base de dados e informações para os londrinenses”, afirma o professor Henrique Serra, diretor de pesquisas quantitativas do instituto.

Qualitativas e quantitativas

“Entre pesquisas qualitativas, quantitativas e monitoramento de imagem na internet, traçamos uma acurada avaliação de cenário”, explica João Nonato, sobre os métodos de avaliação utilizados pelo Prefab. “Vamos rodar o Brasil inteiro com nossos estudos”, garante.

Pesquisa quantitativa e qualitativa – Imagem: Divulgação/Prefab Future

Para o estatístico Henrique Serra, com um trabalho de monitoramento organizado, é possível se aproximar do futuro. “Em eleição não há surpresas. Há apenas pesquisas erradas ou monitoramento de cenários malfeito”, afirma Serra.

Prevendo o futuro

Futuro Pré-Fabricado, a tradução de Prefab Future, proporciona uma ideia de prever o futuro. O instituto foi criado em 2020 pelo marqueteiro carioca Mario Marques, da agência LabPop, que já atuou em mais de 100 campanhas eleitorais, entre proporcionais, majoritárias e associações e clubes Brasil afora. É dele a criação da imagem “paz e amor” de Eurico Miranda, que o levou de volta à presidência do Vasco. Marques é autor de 9 livros, é especialista em avaliação de cenário e direção de campanhas, e se desligou do instituto Prefab Future em 2022 para se dedicar às campanhas eleitorais.

Destaque

Em 2022, na eleição para governador do Rio de Janeiro, enquanto os institutos apontavam um segundo turno entre Claudio Castro e Marcelo Freixo, o Prefab Future foi o único a cravar em pesquisa (58,7% a 26,5%) o resultado das urnas (58,6% a 27,3%), resultado que trouxe destaque nacional para o instituto.

“Trabalhamos com uma rigidez muito alta na coleta dos números e nos aprimoramos cada vez mais com procedimentos internacionais, dos melhores institutos do mundo”, diz a CEO, Thalita Assis.

O Prefab Future já programou sua estreia em Londrina. Na próxima semana, vai divulgar sua primeira pesquisa para as eleições municipais da cidade. A sondagem, registrada no TSE sob o número PR-08236/2024, tem 1.000 entrevistas, com margem de erro de 3,1% e intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Amazon Serviços, de Balneário Camboriú (SC).

Redação Tem Londrina com Assessoria