Atleta de Londrina é convocado pela Seleção Brasileira de Rugby

Imagem: Reprodução

O atleta de rugby Diego Sanches Nogueira, que iniciou a carreira no Pé Vermelho Londrina, é um dos seis brasileiros que desembarcam na Austrália esta semana para um feito inédito. Convocados pela Seleção Brasileira de Rugby League, os jogadores disputam no próximo dia 5 de junho a primeira partida de Rugby League entre uma seleção da América Latina e outra da África.

O jogo contra a África do Sul será realizado na cidade de Noosa, na Austrália, às 15h (2h da manhã no Brasil). A partida vale pontos no ranking mundial, no qual a seleção brasileira está na 42ª colocação e a seleção sul africana é a 38ª colocada.

Além de Diego Sanches, outros três atletas do Paraná foram convocados para a partida: Murillo Manzutti e Gabriel Domingues, do Urutau Rugby, de São José dos Pinhais, e Antônio Caleiro, do Clube de Rugby Umuarama. Do estado do Rio de Janeiro, foi convocado o atleta Fellipe Dittz, do Rio Sharks, e de Minas Gerais, Otávio Guimarães, do Minas Miners.

Durante o período na Austrália, os brasileiros terão a oportunidade de treinar em clubes profissionais e semiprofissionais de rugby league. No país, o rugby, em todas as suas modalidades, é um dos principais esportes praticados.

Paixão e desafios

A paixão de Diego pelo rugby começou em Londrina, quando jogou pelo time Pé Vermelho, de 2014 a 2019. Desde então pratica duas modalidades do esporte: o rugby league, com 13 jogadores, e o rugby union, com 15 jogadores. Já passou inclusive pelos times do Maringá Rugby, Pé Vermelho Rugby Assis e Palmas Rugby Clube. Atualmente, ele mora em Palmas, no estado do Tocantins, onde atua também como médico veterinário.

Equipe londrinense de rugby – Imagem: Divulgação

“Estou muito grato por toda essa oportunidade. Logo quando eu pensei que o rugby ia ficar mais ausente na minha vida, que iria me empenhar em crescer profissionalmente dentro da minha área de formação, de repente estou tirando férias do trabalho para ir ao outro lado do mundo jogar contra a África do Sul. Esse, até o momento, foi meu ápice dentro de eventos do rugby e quero ter mais experiências como esta”, afirma.

Para conseguir cobrir os custos da viagem e realizar o sonho de jogar pela seleção, Diego Sanches precisou fazer vaquinha online e rifas. Segundo o atleta, a Brasil Rugby League começou em 2018 e ainda não tem muitos recursos para investir em competições no exterior. Neste momento, o foco está direcionado para o Campeonato Brasileiro de Rugby League e no jogo da Seleção Brasileira de Rugby League, no Campeonato Sul-Americano, que será disputado no final do ano na Colômbia.

Redação Tem com Assessoria



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail