- Jornalismo
- 12 de fevereiro de 2019
Morre Gordon Banks, goleiro da “defesa do século” contra Pelé; veja o lance
Morreu aos 81 anos o inglês Gordon Banks, considerado um dos maiores goleiros da história. Campeão mundial em 1966, ele ficou famoso também pela defesa em cabeçada de Pelé na Copa de 1970. O anúncio foi feito pela família do jogador em comunicado publicado pelo Stoke City nesta terça-feira (12).
Relembre a defesa:
No lance que o tornou célebre mundialmente, conhecido como “a defesa do século”, Gordon Banks parou uma cabeçada de Pelé no jogo disputado no dia 7 de junho de 1970, válido pela primeira fase daquele Mundial. O Brasil venceu o jogo por 1 a 0, gol de Jairizinho.
A causa da morte não foi divulgada. Desde dezembro de 2015 ele lutava contra um câncer renal.
“É com grande tristeza que anunciamos que Gordon morreu pacificamente durante a noite. Estamos devastados por perdê-lo, mas temos tantas memórias felizes e não podíamos ser mais orgulhosos por ele. Pedimos que a privacidade da família seja respeitada”, escreveu a família do jogador em mensagem divulgada pelo Stoke City, ex-time do goleiro.
Nascido no dia 30 de dezembro de 1937 em Sheffield, Banks iniciou a carreira no Chesterfield antes de ingressar no Leicester em 1959. No clube, se destacou ao longo de oito anos, virando o goleiro da seleção inglesa a partir de 1963.
Banks jogou em todas as partidas da campanha inglesa no título mundial de 1966, o único do país em Copas. Ele ainda disputou o Mundial de 1970 pelo país e atuou pelo Stoke City até 1973, quando se aposentou. Quatro anos mais tarde, ele voltou à ativa para jogar uma temporada no Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos.
Banks havia perdido parte da visão do olho direito em 1972 em um acidente de trânsito.
O que Pelé e Banks falaram sobre o lance

Gordon e Pelé, se reencontraram várias vezes durante a vida – Reprodução/Twitter
Em seu site, a Fifa relembrou aspas de Banks e Pelé pelo lance naquele Brasil 1 x 0 Inglaterra de 1970. “Eles não vão se lembrar de mim por ter vencido a Copa do Mundo. Será para essa defesa”, disse Banks em 2017.
Já Pelé ficou incrédulo: “Desde o momento em que cabeceei, tive a certeza de que tinha entrado. Eu já havia começado a pular para comemorar o gol. Então olhei para trás e não acreditei que não tivesse entrado. “
Redação Tem com UOL


