Dois concertos abrem o 42º Festival Internacional de Música de Londrina

Imagem: Divulgação

A 42ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (42º FIML) inicia neste fim de semana. Hoje, sábado (9), a “Abertura Festiva” começa às 15h30, no Aterro do Lago Igapó, com a Orquestra Sinfônica “Arte & Vida” de Arapongas, seguida do Plantão Sorriso, que sobe ao palco em torno das 16h30. No domingo (10) a abertura oficial do evento será às 20h30, no Teatro Universitário Ouro Verde, com a OSUEL (Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina) — sob a regência do maestro Massimiliano Carraro e tendo como solista, o pianista Fabio Paez, da Venezuela.

Toda a programação Artística do festival está disponível no site do evento (www.fiml.art.br), as vendas de ingressos para eventos com cobrança serão realizadas clicando aqui, e os ingressos têm o valor de R$ 20 e R$10 (meia entrada).

Marco Antonio de Almeida, diretor artístico do evento, comenta que o festival retorna as apresentações presenciais com uma programação de qualidade, diversificada, com grupos regionais e atrações internacionais, uma programação pensada para contemplar todos os gostos.

Os concertos de abertura

O concerto do sábado (09) às 15h30 no Aterro do Igapó será uma grande festa. O espaço contará com estrutura para receber o público e food trucks com pipocas, batatas, churros e bebidas. A Orquestra Sinfônica “Arte & Vida”, sob a regência do maestro Claudemir Trevisan abre o concerto. O programa da tarde traz as músicas Anunciação; Canção do Nordeste; Disparada; Flash Dance; Garota do Ipanema; I Want You Back; Mama Mia; Medley Beatles; Perfect; Piratas do Caribe; Take on Me; The Pitcher Man; Viva la Vida; Xodó, com arranjos e adaptações da própria orquestra.

A partir das 16h30, outra atração entra no palco: o Plantão Sorriso, com o show musical “Bailinho do Plantão”, que estreou em 2017 e desde então, já foi visto por 30 mil pessoas em dezenas de apresentações. O repertório traz canções clássicas que marcaram a infância de muitas gerações, além de cantigas folclóricas e populares que ganharam uma nova roupagem na voz dos palhaços e palhaças. É um show para cantar, dançar e se divertir, seja adulto ou criança.

OSUEL, Massimiliano e Paez. Abertura oficial

A OSUEL, regida pelo maestro italiano Massimiliano Carraro, abre oficialmente o Festival Internacional de Música de Londrina, no domingo (10) às 20h30. O palco do Teatro Universitário Ouro Verde também receberá o pianista venezuelano, Fábio Paez como solista. O repertório traz a “Abertura, da Ópera Il Guarany”, do compositor Antônio Carlos Gomes e o “Concerto em Si Bemol Menor para piano — Concerto nº 1”, de Piotr Ilitch Tchaikovski. Neste espetáculo o uso de máscaras será obrigatório e o evento terá venda de ingressos pela plataforma Sympla.

A ópera O Guarani estreou no Brasil há 152 anos e também na Itália e se destaca como a primeira ópera brasileira aclamada fora do país. Tem como base o romance de José de Alencar de mesmo nome e retrata o amor e o massacre dos índios Aymorés no Brasil Colônia. A “Abertura do Guarani” abre o concerto do festival neste domingo.

Na sequência, o público ouvirá o “Concerto nº 1 em Si Bemol Menor para piano”, com o solista venezuelano Fábio Paez. A obra de Tchaikovski estreou nos EUA em 1875 e teve sucesso imediato, que repercutiu mundo afora.

Redação Tem Londrina com Assessoria