Londrinense Marquinhos Diet lança álbum musical ‘O Amor é a Chave’

Trabalho que marca os 30 anos de carreira do artista fala da força do amor para melhorar o mundo; confira.

marquinhos diet londrina
Imagem: Divulgação/Paulo Brasyl

Marquinhos Diet lançou nesta quarta-feira (6), nas plataformas de streaming, o EP “O Amor é a Chave”. O trabalho faz parte das comemorações dos 30 anos de carreira do cantor e compositor paranaense, conhecido por sua irreverência e veia criativa. Composto por quatro músicas, esse será o sexto disco do artista, cujo trabalho foi sempre calcado no rock e nas diversas nuances da música popular brasileira, com pitadas generosas de irreverência, humor e senso crítico.

marquinhos diet londrina
Imagem: Divulgação

Em ‘O Amor é a Chave’, porém, Marquinhos Diet traz uma proposta mais reflexiva e filosófica. “O disco fala sobre viver num planeta belo, porém problemático, e ter o amor como a grande chave para poder viver melhor e sobre a transformação através do altruísmo, ao invés do egoísmo. Traz uma reflexão sobre a importância de cuidar da própria energia, observando o que se faz, o que se pensa, e sobre os desdobramentos das nossas escolhas”, resumiu o artista.

A estética musical do disco traz como base o rock-MPB, com nuances de funk, reggae e rap. As composições trazem como referências artísticas: Rolling Stones, Rita Lee, Pink Floyd, Mutantes, Itamar Assumpção, Lou Reed e Djavan.

A fim de garantir a coesão da linguagem musical almejada nesse trabalho, o autor reuniu um “time” de músicos alinhados com esse propósito.

Além de músicos renomados de Londrina que o acompanham há anos, Marquinhos Diet convidou mais uma vez o carioca Rick Ferreira, que também participou do seu álbum “Dentro do Bang Bang (2020). Rick foi o principal guitarrista da obra de Raul Seixas e é conhecido como o seu “fiel escudeiro”, participando de toda a sua discografia a partir do álbum Gita (Phonogram – 1974) até o A Panela do Diabo (WEA – 1989).

“Conheci o Rick em 1995, no Rio. Ele frequentava o estúdio do amigo, o maestro José Lourenço, com quem eu estava gravando. Acabamos nos aproximando e ele gravou duas músicas com a gente. Muitos anos depois, durante a pandemia, o convidei para gravar no novo álbum e ele topou. E agora novamente está participando do novo trabalho. Rick é sensacional!”, disse Marquinhos Diet.

O EP “O Amor é a Chave” foi gravado no Fábrika Estúdio e Produtora, em Londrina, com produção musical e artística de Marquinhos Diet, Gabriel Zara e José Roberto Faccio; e produção de áudio de Luciano Galbiati.

As músicas podem ser ouvidas pelo Spotify, pelo YouTube ou pelo Instagram do cantor.

O projeto é financiado com recursos oriundos da Fundação Cultural da Prefeitura de Paranavaí, além da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Governo Federal.

Marquinhos Diet

Lenda viva da cultura paranaense e reconhecido por seu senso crítico e de humor muito próprios, Marquinhos Diet é um músico autodidata que desde cedo viu nos festivais de música um instrumento importante para difundir seu trabalho. Participou de dezenas desses eventos no interior do país, quase sempre ganhando o primeiro lugar.

Com a música “Efeito Pretérito”, em 1994 foi o vencedor do FestValda, festival de rock promovido pelas pastilhas Valda, em São Paulo, cujo prêmio foi um videoclipe dirigido pela cineasta Tizuka Yamasaki e um CD single pela Warner, gravado no estúdio “Nas Nuvens” (RJ).

Numa época sem internet e redes sociais, o artista teve seu videoclipe exibido pela MTV, quando ainda era uma TV aberta. Viveu um tempo no Rio de Janeiro, mas no final dos anos 1990 decidiu voltar para o interior do Paraná, onde seguiu participando de festivais e aglutinando um público cativo em torno de sua obra.

Ao longo dos anos, conseguiu a proeza de formar um séquito de admiradores na região onde reside e circula, entre Londrina e Paranavaí. Esse público fiel — formado em grande parte por universitários e ex-universitários — costuma fazer coro para cantar algumas das suas composições mais conhecidas, como ”Prazo de Validade”, ”Lembro de Você”, ”Deu Tempo de Engolir”, ”O País dos Milionários” e ”Minha Cabeça é Minha”.

Ao mesmo tempo em que tem suas músicas tocadas em rádios regionais, Marquinhos Diet segue fazendo shows em bares, festas e demais eventos no interior do Paraná e de São Paulo. Os outros cinco CDs gravados pelo artista são: “Efeito Pretérito” (1994), “Habitantes do Planeta” (1999), “Lagartas” (2003), “Dentro do Bang Bang” (2020) e “Agradeço” (2023).

Redação Tem Londrina com Assessoria