Empresa da região distribui R$ 1,7 milhão entre todos os funcionários
Empresa instalada em Cambé adotou método e distribuiu R$ 7,3 mil para cada trabalhador.
Já imaginou chegar no trabalho e descobrir que ganhou um bônus de R$ 7 mil, e que este valor representa até 4 vezes o seu salário? Parece bastante irreal, mas aconteceu, e em uma empresa familiar de médio porte no ramo de tintas e resinas, instalada em Cambé, na Região Metropolitana de Londrina (RML).
A empresa Hydronorth, distribuiu igualmente entre os seus 192 funcionários, um resultado de R$ 1,7 milhões.
Segundo a empresa, a ideia seria fruto de um planejamento de 5 anos, que foi colocado em prática e deu excelentes resultados. Impulsionados por um momento desafiador do mercado, e um trajeto de mais de 40 anos com políticas que focam na valorização de pessoas, Matheus Góis, CEO da empresa, decidiu aproveitar a vocação e impulsionar o clima organizacional e os negócios.
O projeto que ganhou o nome UAU, tem relação próxima ao propósito da organização que, de acordo com o CEO é ‘Promover vida onde estivermos’, e envolver todos como parte do negócio.
“Sempre tivemos programas internos para valorização profissional, inclusão, com políticas para as pessoas, compliance, governança. Porque acreditamos que é importante mexer com o propósito de quem está com a gente. Nosso foco foi envolver todos, não somente para fazer bem o trabalho, mas que eles entendessem que também devem fazer parte do resultado”, disse Matheus.
Cálculo
Para chegar à fórmula e expandir o bônus da gestão para todos os trabalhadores, a empresa afirma que partiu de uma base crescente de bônus. Já existia há muitos anos uma meta do EBITDA, que é um dos principais indicadores utilizados na análise de empresa para medir o êxito da operação, é resultado de toda a gestão da organização, como comprar matéria prima, ter boas equipes, produtividade eficiente, vender preço adequado.
Conforme diz o empresário, a partir desse índice é feito o planejamento para o ano subsequente.
“Toda construção do orçamento tem que gerar uma meta de EBITDA, e essa é uma meta que as empresas buscam, ano após ano, sempre crescendo, sempre tentando performar. Foi quando decidimos que este seria também um balizador para compartilhas riqueza, o que é o programa UAU. Então tínhamos uma meta de venda em 2023, superamos, apresentamos um novo desafio com mais bônus, foi também superado, e colocamos então a superação da meta do desafio, onde 50% desse lucro não voltaria para empresa, mas seria dividido entre todos igualmente”, explica Góis.
O resultado desses 50%, foi de R$ 1,7 milhão, o que deu, por exemplo, para os 70 trabalhadores da fábrica uma média de R$ 7.300, o equivalente a 2,6 salários de premiação.
Colocar o UAU no bolso provocou uma revolução na organização, teve funcionário que comprou pacote de viagem, sapatos e roupas, marcou jantares onde nunca tinha ido, mas também os que pagaram dívidas e guardaram. Foi a oportunidade de tirar sonhos da gaveta.
“Vou comprar à vista, sem precisar de financiamento. Agradar minha mulher com um jogo de quarto novo e ainda vou conseguir guardar a outra parte do dinheiro para ir para praia”, comenta Olivio Santana. Há 8 anos como conferente de produtos, não imaginava que o esforço que a equipe fez para chegar as metas batidas, levaria a um bônus assim. “Achava que era menos, deu muito mais”, comemora.
Segundo o departamento de recursos humanos da empresa, as ações transformaram o clima organizacional.
Redação Tem Londrina com Assessoria