Professores, policiais e profissionais da saúde entram em greve no PR

Greve começa nesta terça-feira (25)

Foto: Gerson Klaina

Servidores públicos do Estado do Paraná entram em greve a partir desta terça-feira (25). Devem participar das paralisações os professores da rede pública e de ensino superior, policiais civis e militares, agentes penitenciários, além de outras categorias de servidores do estado. Cerca de 30 entidades já confirmaram participação na greve.

Os trabalhadores afirmam que há uma defasagem de até 17% nos salários. O governador Ratinho Junior (PSD) já afirmou que não irá realizar os pagamentos de reposição salarial.

Professores e funcionários das instituições do ensino básico e superior da rede pública estadual, médicos enfermeiros, policiais civis, agentes penitenciários, escrivães, peritos e demais categorias do funcionalismo público do Paraná realizam várias atividades nesta terça-feira (25) em todas as regiões do estado.

Os trabalhadores pedem um reajuste salarial referente à inflação dos últimos 12 meses, que representa 4,94%. As categorias, porém, afirmam que o congelamento já representa perdas salariais que alcançam os 17%.

Nota do Governo do Paraná:

Considerando o disposto na LDB e na deliberação No. 02/2018-CEE/PR, referente ao cumprimento dos 200 dias letivos, e na Resolução nº 5075/2018-GS/SEED, referente ao cumprimento do calendário escolar, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte: 

1. Orienta aos servidores da Educação que as aulas ocorram normalmente em todas as instituições de ensino na rede estadual da educação básica, de maneira a evitar prejuízos no cumprimento do Calendário Letivo e a necessidade de reposição de aulas. 

2. Orienta que eventuais ausências de professores e funcionários sejam normalmente registradas no relatório mensal de frequência – RMF, resultando no desconto em folha das horas não trabalhadas. 

3. Informa que, se necessário, a reposição das aulas será realizada em período de recesso e de férias.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail