Qual escolher: Bootcamp de programação x cursos tradicionais

Imagem: Divulgação

Os bootcamps de programação se tornaram uma ferramenta importante para as pessoas que precisam se desenvolver de forma rápida, seja para atender suas próprias expectativas de carreira ou às constantes exigências de habilidades do mercado de trabalho. Aqui, estamos falando de analista de dados, cientista de dados e profissionais de desenvolvimento web e teste de software.

Se isso soa como um curso qualquer, este artigo é uma leitura obrigatória para que você entenda suas diferenças e porque um bootcamp é a melhor escolha para sua formação e desenvolvimento profissional e técnico, esteja você dentro ou fora do Brasil!

O que é um bootcamp de programação?

Um bootcamp de programação é, sim, um curso online. Porém, o ensino é feito de forma intensiva, com treinamentos em diversas áreas da tecnologia da informação e desenvolvimento de software.

A escolha pela palavra “bootcamp”, inclusive, é bem certeira. Afinal, o termo se refere a um rigoroso treinamento militar, em que os soldados se deparam com uma experiência imersiva, desafiadora e focada em resultados e desenvolvimentos rápidos.

Assim, os bootcamps de programação utilizam deste “conceito” de intensidade para acelerar o aprendizado, permitindo que cada aluno possa evoluir rapidamente e com qualidade na carreira. É quase como transformar iniciantes em profissionais competentes em poucos meses.

Como funcionam os cursos de programação tradicionais?

Enquanto os bootcamps de programação oferecem uma abordagem moderna e intensiva para o aprendizado, os curso de analista de dados, cientista de dados, desenvolvimento web e teste de software tradicionais trabalham com uma metodologia mais generalista e cadenciada.

Imagem: Divulgação

Isso quer dizer que os cursos de programação tradicionais costumam ser ofertados em universidades e instituições de ensino técnico ou online. Eles possuem uma estrutura mais longa, muitas vezes levando anos para serem concluídos e, então, o aluno poder iniciar sua carreira.

Sua abordagem técnica é um pouco menos focada, discutindo temas diversos que vão além da programação, análise de dados ou outros tópicos relevantes. Assim, os professores vão do básico da ciência da computação até a introdução a ferramentas e lógicas. Se por um lado a base de formação pode ser considerada por muitos mais “completa”, na realidade, os alunos saem generalista e pouco aprofundados em tecnologias fundamentais.

Diferenças entre um bootcamp e um curso tradicional

Ao olhar para a classificação de ambos os métodos de ensino, o bootcamp se mostra uma ferramenta não só mais completa, mas muito mais eficiente, principalmente para aqueles que possuem pouco tempo disponível e necessidade de adquirir as habilidades rapidamente para alavancar a carreira.

Eficiência: Com um curso focado nas principais habilidades, o bootcamp consegue introduzir temas importantes e, de fato, ensinar o que o aluno mais precisa naquele momento, em um curto espaço de tempo, se comparado com as instituições tradicionais. Isso economiza tempo e dinheiro e fortalece o desenvolvimento individual.

Prática: Por conta de sua imersão, o bootcamp costuma ser orientado à prática. Isso quer dizer que além da parte teórica, o aluno também tem a oportunidade de trabalhar em projetos reais durante sua formação.

Profundo: Mesmo com toda essa eficiência e foco, o bootcamp consegue aprofundar em tópicos realmente relevantes, que vão guiar um desenvolvimento saudável e de longo prazo.

Flexível: Apesar de ser um bastante imersivo, o bootcamp permite que o aluno estude em diferentes horários, permitindo uma flexibilização maior do que as instituições de ensino tradicionais. Isso permite que a pessoa trabalhe ou cuide de outras tarefas do cotidiano, sem afetar os estudos.

Por que escolher o bootcamp de programação da TripleTen?

Em meio a uma seleção de escolas, o bootcamp de programação da TripleTen se destaca no Brasil e no mundo por várias razões. Aqui, você tem uma experiência de aprendizado única e principalmente eficiente. Se liga nos detalhes:

Orientação à prática: O bootcamp da TripleTen consegue unir a formação teoria e prática ao mesmo tempo. Assim, diferentemente de muitos programas tradicionais, a TripleTen coloca os alunos atuando diretamente em projetos reais para, de fato, vivenciar um ambiente real de trabalho.

Criação de portfólio: A partir das experiências criadas no bootcamp da TripleTen, o aluno consegue construir também um portfólio robusto, descrevendo suas vivências e soluções. Com isso, ele não chega de mãos vazias no mercado de trabalho e aumenta as chances de uma oportunidade na carreira.

Comunidade engajada: O ambiente de ensino do bootcamp da TripleTen conta com o engajamento de todos os alunos. Desta forma, novatos e outros estudantes podem facilmente tirar dúvidas em fóruns e discutir experiências com outros participantes do programa.

Suporte de tutores: Além dos alunos, claro, que os tutores também estão 100% engajados. Assim, basta acionar o time para fazer suas perguntas e pedir o apoio necessário para que seu desenvolvimento não pare no curso!

Atualizado: O bootcamp da TripleTen é bastante dinâmico. Isso quer dizer que além de toda a aprendizagem teórica e prática, o aluno ainda vai ter contato com todas as tecnologias mais atuais e as tendências que estão por vir no mercado e que podem impactar sua carreira.

Vem para o bootcamp de programação da TripleTen!

Se seu foco é dar um salto na carreira ou até mesmo iniciar uma nova profissão, mas tempo é o que você menos tem, então o bootcamp da TripleTen vai ser o lugar ideal para você se desenvolver.

Premiados nos Estados Unidos, os cursos da TripleTen já formaram mais de 5 mil pessoas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, sendo que 87% deles encontraram uma nova oportunidade na carreira em até seis meses.

Chegou a hora de você mudar de vida e com o cupom FUTUROBR30, você conta com um desconto de 30% em qualquer bootcamp da TripleTen. Comece agora mesmo!

Redação Tem Londrina com Assessoria


ﻄ17
Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail