Agora o TEM é multiplataformas: leia, ouça e assista.

Tetraplégico volta a andar com exoesqueleto controlado pela mente

Um homem tetraplégico foi capaz de recuperar os movimentos de todos seus membros paralisados com a ajuda de um exoesqueleto controlado pela mente. O projeto é resultado de uma parceria entre o centro de pesquisa Clinatec e a Universidade de Grenoble, na França.

Reprodução
Foto: Clinatec

No vídeo é possível ver o homem de 30 anos, Thibault, vestido com o exoesqueleto de 65kg que está pendurado ao teto. Com o equipamento, ele consegue atravessar a sala andando e mover os braços em qualquer direção.

Todo controle vem da mente de Thibault. Ele possui dois implantes que monitoram a parte do cérebro responsável pelo movimento. Os implantes captam os sinais do cérebro e enviam instruções para um computador próximo, que depois os converte em movimento.

“Foi como [ser] o primeiro homem na Lua”, disse Thibault à BBC . “Eu não andei por dois anos. Eu tinha esquecido o que era ficar em pé, esqueci que era mais alto que muitas das pessoas na sala”. Embora impressionante, a tecnologia ainda tem um longo caminho a percorrer. Nesta fase, é mais uma prova do conceito, do que uma solução prática para a paralisia.

Foto: Clinatec

A equipe espera obter um mapa mais detalhado das leituras dos implantes cerebrais e um computador mais poderoso para melhorar a capacidade de resposta do processo. De qualquer forma, o sucesso desse teste conceito serve de motivação para os cientistas.

A empresa japonesa Cyberdyne já possui um exoesqueleto que ajuda na recuperação de movimento das pernas, contuido ele é usado apenas como um auxilio para terapias. Recentemente, os Estados Unidos também apostaram na produção de exoesqueletos. 

Redação Tem com Clinatec


Mais lidas hoje no Tem


Leia também

Mais lidas hoje no Tem