Tetraplégico volta a andar com exoesqueleto controlado pela mente

Um homem tetraplégico foi capaz de recuperar os movimentos de todos seus membros paralisados com a ajuda de um exoesqueleto controlado pela mente. O projeto é resultado de uma parceria entre o centro de pesquisa Clinatec e a Universidade de Grenoble, na França.

Reprodução
Foto: Clinatec

No vídeo é possível ver o homem de 30 anos, Thibault, vestido com o exoesqueleto de 65kg que está pendurado ao teto. Com o equipamento, ele consegue atravessar a sala andando e mover os braços em qualquer direção.

Todo controle vem da mente de Thibault. Ele possui dois implantes que monitoram a parte do cérebro responsável pelo movimento. Os implantes captam os sinais do cérebro e enviam instruções para um computador próximo, que depois os converte em movimento.

“Foi como [ser] o primeiro homem na Lua”, disse Thibault à BBC . “Eu não andei por dois anos. Eu tinha esquecido o que era ficar em pé, esqueci que era mais alto que muitas das pessoas na sala”. Embora impressionante, a tecnologia ainda tem um longo caminho a percorrer. Nesta fase, é mais uma prova do conceito, do que uma solução prática para a paralisia.

Foto: Clinatec

A equipe espera obter um mapa mais detalhado das leituras dos implantes cerebrais e um computador mais poderoso para melhorar a capacidade de resposta do processo. De qualquer forma, o sucesso desse teste conceito serve de motivação para os cientistas.

A empresa japonesa Cyberdyne já possui um exoesqueleto que ajuda na recuperação de movimento das pernas, contuido ele é usado apenas como um auxilio para terapias. Recentemente, os Estados Unidos também apostaram na produção de exoesqueletos. 

Redação Tem com Clinatec


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail