Domingo junino na Concha Acústica tem Feira Flua e Concerto de São João

feira flua junina
Imagem: Reprodução/ArteTEM

Neste domingo (15), a Concha Acústica de Londrina será palco de uma grande celebração junina que une arte, música, cultura popular e economia criativa em um só evento. A partir das 13h, começa a edição especial de São João da Feira Flua Cultura, seguida, às 17h30, pelo já tradicional Concerto Comemorativo de São João da Orquestra Acadêmica Bravi — agora em sua terceira edição e, pela primeira vez, em espaço aberto e público.

A programação da Feira Flua Cultura – Especial São João segue até às 19h, reunindo 12 expositores com produtos cuidadosamente selecionados, como ilustrações, cerâmicas, cosméticos naturais, peças em couro, plantas, chás funcionais e artigos de papelaria criativa. A gastronomia é outro destaque, com comidas típicas juninas e opções variadas como acarajé, caldinhos, empadas, espetinhos, tacos, donuts, sanduíches e bebidas para todos os públicos.

A programação cultural começa com o DJ Kronika Beats, seguido pela cantora e percussionista Silvia Borba, que apresenta canções autorais e clássicos do samba e choro. Às 16h, o projeto Tem Criança no Samba, com Rakelly Calliari, Rafael Fuca e Rafael Rosa, toma conta da festa com músicas, brincadeiras e interações para o público infantil. Também haverá o Circo de Bambu, com a trupe Primavera Jataí, e a oficina “Tribo”, de percussão afro-baiana, com o músico e educador Luciano Baiano.

Às 17h30, entra em cena o Concerto Comemorativo de São João da Orquestra Acadêmica Bravi, que neste ano conta com um repertório que homenageia a cultura popular brasileira, misturando o erudito ao popular. Treze músicos da Bravi se unem a convidados especializados em música brasileira: Gustavo Gorla (violão sete cordas), João Rissi e Marcello Casagrande (percussão), e Paulo Vitor Poloni (voz). O repertório inclui clássicos como Assum Preto, Esperando na Janela, Deus me proteja e Eu só quero um xodó, com arranjos inéditos e dramatização assinada pela atriz e dramaturga Raquel Sant’anna, narrada por ela e Gustavo Chagas.

“A cada edição da Feira procuramos surpreender o público com curadoria e propostas artísticas potentes. Agora, com o Concerto somando à programação, conseguimos construir uma experiência ainda mais rica para quem vier celebrar com a gente”, afirma Thalita Deldotti Alcantara, produtora e idealizadora da Flua Cultura e também responsável pela produção do Concerto.

O espetáculo terá tradução em Libras e contará com cobertura no local para garantir conforto ao público mesmo em caso de chuva.

O evento é uma realização do coletivo Flua Cultura com apoio da Funcart, Ministério da Cultura com patrocínio da Lei Paulo Gustavo, e da Secretaria Municipal de Cultura, com o PROMIC, além de apoio da Rádio UEL FM.

Redação Tem Londrina