Em meio a alerta, ‘Dia da Amazônia’ é celebrado neste 5 de setembro

Maior bioma do mundo, Amazônia está em alerta – Foto: Reprodução/Google

O Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, tem como principal objetivo a conscientização a respeito desse importantíssimo patrimônio natural brasileiro que está em alerta por conta da atual política ambiental do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Em meio à uma série de queimadas e do crescimento desenfreado do desmatamento na região a Amazônia comemora a sua data, cheia de incertezas e com graves riscos para o futuro.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da criação da província do Amazonas, em 1850, pelo imperador D. Pedro II.

Região da Amazônia brasileira depois dos incêndios – Foto: Bruno Kelly/Reuters

A Amazônia, maior bioma do Brasil, possui aproximadamente sete milhões de quilômetros quadrados, distribuídos em nove países da América do Sul.

A floresta Amazônica está presente em 8 estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso.

Desmatamento na Amazônia aumentou 40% nos últimos 12 meses – Foto: Agência Estado

Habitat de inúmeras espécies de seres vivos, estima-se que existam cerca de 40 mil espécies de plantas, milhões de diferentes insetos e cerca de 400 mamíferos vivam no local. Além disso, a Amazônia é uma grande fonte de matérias-primas utilizadas na medicina, na alimentação e em outras atividades comerciais.

Redação Tem


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail