Novo ‘redemoinho de fogo’ é registrado durante queimada; veja vídeo

É a segunda vez que o fenômeno é registrado nesta cidade em apenas dois dias. Bombeiro explica que redemoinho pode ter até 80 metros de altura e aconselha se afastar caso presencie um.

Novo ‘redemoinho de fogo’ é registrado em Santa Helena de Goiás; veja vídeo

Um grande “redemoinho de fogo” foi flagrado durante uma queimada na plantação de cana de uma fazenda, em Santa Helena de Goiás, região sudoeste do estado . É o segundo registro do fenômeno na cidade em apenas dois dias.

No vídeo, feito na quinta-feira (12), o redemoinho se forma em uma lavoura próxima à GO-325. É possível ver que parte do terreno está em chamas, em meio a uma gigantesca cortina de fumaça.

Na última terça-feira (10), também em Santa Helena de Goiás, mas às margens da GO-210, outro redemoinho de fogo já havia se formado.

Novo 'redemoinho de fogo' é registrado em Santa Helena de Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Riscos

Segundo o sargento dos bombeiros Evaldo Martins Souza, os redemoinhos de fogo são bastante perigosos. Na presença de um, o aconselhável é se afastar.

“A orientação é ficar a pelo menos 80, 100 metros. A ação dos bombeiros é de isolar a área e esperar o fogo se dissipar sozinho”, explica ao G1.

O militar revela que esses redemoinhos podem alcançar até 80 metros de altura.

Redação Tem com G1


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail