GM de Londrina fala sobre os perigos da internet para crianças e adolescentes

Encontro online mostrará os tipos de violência que podem acontecer no mundo virtual.

Foto: Reprodução

Para trazer à tona um dos assuntos mais relevantes para o dia a dia de pais e responsáveis por crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, fará uma transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, a partir das 19 horas, desta terça-feira (14).

O objetivo é conversar, durante uma hora, sobre as principais dúvidas relacionadas ao cyberbullying e os perigos que estão na internet. Isso porque, muitos ainda desconhecem as formas de violência que podem acontecer no mundo virtual, através do uso das novas tecnologias. Entre elas estão a agressão, perseguição, a ridicularização e o assédio.

Além disso, a guarda municipal de Londrina e palestrante, Cássia Munhoz, explicou que dentro da conversa serão apresentados temas, como o que é considerado bullying; o anonimato dos agressores e seu perigo; como identificar a vítima desse tipo de violência; o que fazer diante de situações de violência no mundo digital; quais são os crimes para aqueles que incorrerem nestas situações e quais são os atos infracionais relacionados ao assunto.

Além disso, a palestrante trará à tona a Lei Federal n.º 12.737/2012, conhecida nacionalmente como a Lei Carolina Dieckmann. Ela promoveu alterações no Código Penal Brasileiro, tipificando os chamados delitos ou crimes informáticos. “Estes temas tornaram-se ainda mais relevantes neste momento de pandemia do coronavírus, que estamos atravessando, porque as crianças e adolescentes estão usando mais as redes sociais, as salas de bate-papo e internet com maior frequência”, elucidou a guarda municipal.

Os perigos do cyberbullying e da rede de internet já foram ministrados pela Guarda Municipal para cinco escolas estaduais diferentes, em cinco turmas. Nesta oportunidade de hoje, mais pessoas poderão assistir a palestra e conhecer mais sobre o assunto, visto que ela será on-line  acessando-se aqui. 

Estatuto

Esta ação integra a III Semana Municipal da Criança e do Adolescente, que faz parte do Calendário de Comemorações Oficiais do Município de Londrina e deve ser realizada anualmente no mês de julho, sempre na semana referente ao dia 13 de julho, quando comemora-se o aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente, que este ano completou 30 anos.

O Estatuto da Criança e do Adolescente foi assinado no dia 13 de julho de 1990, sob a Lei nº 8.069/1990, sendo até hoje considerado uma referência nacional e internacional no estabelecimento dos direitos e garantias constitucionais para as pessoas menores de 18 anos. Entre os direitos estabelecidos estão presentes os relativos à vida, saúde, alimentação, educação, ao esporte, lazer, formação profissional, cultura e de respeito à dignidade e à liberdade.

Devido à pandemia ocasionado pelo novo coronavírus, este ano, as atividades alusivas à semana estão sendo realizadas de forma remota, ou seja, não presencial para evitar a aglomeração de pessoas e o possível contágio da doença Covid-19. Os pais, responsáveis, educadores e a comunidade em geral interessada em aprender mais sobre isso poderá verificar a programação completa da semana na página do Facebook e do YouTube

Redação Tem com Ncom



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail