Londrina recebe 2ª Marcha Mundial pela Paz

Depois de 10 anos, segunda edição pretende unir mais de um milhão de pessoas em todo o planeta; no Brasil, marcha passará por 12 cidades

Foto: Reprodução

Na próxima terça-feira (17), Londrina vai receber a comitiva da 2ª Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência. A iniciativa teve início em Madrid (Espanha), no Dia da Não-Violência, comemorado anualmente em 2 de outubro. Ela finalizará em 8 de março, na mesma cidade. No Brasil, ela passará por 12 municípios, contando com a “pequena Londres”. O ativista espanhol e coordenador internacional da marcha, Rafael De La Rubia, deve participar da marcha em Londrina.

A intenção é que ela percorra mais de 200 mil quilômetros em todo o mundo, unindo mais de 90 países e um milhão de participantes dos cinco continentes. O objetivo desta edição é falar sobre redução armamentista, em favor da promoção do Tratado de Proibição de Armas Nucleares (TPAN) e de acordos entre os Estados pelo fim de guerras como forma de resolução de conflitos; pela conscientização sobre a importância da violência para o futuro das próximas gerações; e pelo fim da discriminação e de violência econômica, racial, sexual, religiosa, etária ou qualquer outra.

Para isso, em todo o mundo, serão realizadas comemorações, fóruns, conferências, palestras e outros eventos, a fim de chamar a atenção sobre a urgência da paz e da não-violência. Em todos os lugares, ela é aberta ao público em geral.

Programação

Em Londrina, estão previstas diversas atividades, como a participação da comitiva durante uma audiência na Câmara Municipal de Vereadores, às 14 horas. Em seguida, às 15 horas, a visita ao gabinete do prefeito Marcelo Belinati e, às 16h, a comitiva conhecerá o Totem da Paz e a Trilha da Paz, que ficam na beira do Lago Igapó II.

Às 18h será realizada uma concentração no Chafariz do Calçadão (Av. Paraná), onde o grupo fará uma caminhada pela paz até chegar nas janelas do Sicoob do Calçadão, na Avenida Paraná, 646. Pois, às 20 horas, todos estão convidados para assistir à 5ª edição da Cantata Encanto de Natal Sicoob, uma das atrações mais aguardadas do período natalino em Londrina.

Durante uma hora, o coral infantil de 44 alunas da Escola Municipal Sebastião Feltrin, de Rolândia, encantaram ao público com músicas que refletem o “Natal no Mundo”, sob a regência das maestrinas Miriam Hosokawa e Ana Paula Micheletti. As apresentações acontecerão também nos dias 18 e 19 de dezembro, em mesmo horário e local. A Prefeitura é uma das apoiadoras dos eventos, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL).

Marcha pelo Brasil

A marcha chegou ao Brasil no dia 6 de dezembro, na capital de Pernambuco, Recife. Na sequência, passou por Salvador, na Bahia, nos dias 9 e 10 de dezembro. No dia 10 de dezembro seguiu para São Paulo (SP), depois Cubatão (SP), Caucaia (SP), Itapeva (SP), Paraisópolis (MG), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Maricá (RJ), por fim, chegará em Londrina (PR), nesta terça (17) e encerra o trajeto brasileiro em Curitiba (PR), no dia seguinte.

1ª edição

Na primeira edição, realizada em 2009, a comitiva percorreu mais de 400 cidades, espalhadas por 97 países dos cinco continentes e propôs o fim do projeto de militarização do espaço, a redução de armamentos nucleares, renúncia às guerras e a não violência de todas as formas.

Redação Tem com N.com


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail