Profis 2022: Programa de regularização fiscal inicia na segunda-feira

Imagem: Emerson Dias/NCom

Na próxima segunda-feira (23), a Prefeitura de Londrina vai iniciar o atendimento ao Programa de Regularização Fiscal (Profis) de 2022. O programa prevê desconto total ou parcial de multa e de juros para o pagamento de qualquer débito que o contribuinte tenha contraído até 31 de maio de 2022 com o Município de Londrina.

Segundo os dados da Secretaria Municipal de Fazenda, a previsão de arrecadação do Profis, para este ano, é de mais de R$ 40 milhões. Em 2021, foram registradas mais de 58 mil adesões e recebidos R$ 84 milhões através do programa. A ação prevê a concessão de desconto (total ou parcial) da multa moratória e dos juros de mora, para o pagamento de qualquer débito tributário ou não-tributário junto ao Município de Londrina. Os valores podem estar inscritos ou não em dívida ativa, constituídos ou não, ocorrido até o dia 31 de maio de 2022.

Através do Profis, os contribuintes negociam as dívidas tributárias, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI); além das não tributárias, incluindo as multas e autos de infração lavrados por diversos órgãos da administração direta e indireta, como a Secretaria do Ambiente (Sema), Companhia Municipal de Transito e Urbanização (CMTU) e Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e outros.

Como aderir ao Profis 2022

Para aderir ao Profis, o cidadão, que for proprietário ou compromissário, pode optar por fazer tudo pela internet, sem sair de casa ou do trabalho. Para tanto, basta acessar o site da Prefeitura www.londrina.pr.gov.br e clicar no banner “PROFIS 2022”. Será disponibilizado a partir de segunda-feira (23) um banner no topo do site. O acesso à plataforma estará disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. A novidade é uso do GOV.BR para acessar a plataforma do Profis 2022. Ela possibilita a consultar e parcelamento de qualquer débito de qualquer ano. Também é possível emitir o boleto para pagamento à vista e parcelado. O sistema irá disponibilizar a inscrição para escolher e formalizar a adesão.

Caso, o contribuinte seja procurador ou adquirente que não se atualizou como compromissário no cadastro da Prefeitura há uma outra forma. A adesão poderá ser por meio de peticionamento eletrônico através do Sistema SEI. Para isso, é necessário se cadastrar como “Usuário Externo” no sistema SEI. Depois fazer um peticionamento e aguardar aprovação do acordo. O cadastramento está disponível aqui.

Em qualquer situação (que não se enquadre nas forma anteriores) há a possibilidade do atendimento presencial. Para isso, o contribuinte deve agendar um horário, por meio do ‘Agendamento Eletrônico’, acesso disponibilizado também clicando aqui. A Praça de Atendimento da Fazenda fica no térreo da sede administrativa da Prefeitura, localizada na Avenida Duque de Caxias, 635. O atendimento ao público está sendo feito apenas mediante o Agendamento Eletrônico, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Dúvidas e outras informações também podem ser obtidas nos telefones 3372-4424 (WhatsApp), a partir das 9h, em dias de semana, ou pelo e-mail [email protected]

Redação Tem com Ncom



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