Vila Cultural promove sarau sobre a vida de Machado de Assis em Londrina

Foto: Reprodução

A Vila Cultural Cemitério de Automóveis irá realizar, nesta sexta-feira (13), a partir das 20h, o sarau: “prosa, poesia e outras delícias”. A atividade, que ocorre mensalmente no local, aborda a leitura de diversos textos literários, sempre com o questionamento de assuntos diferentes. Nesta oportunidade, “O Bruxo do Cosme Velho”, que retrata a vida de Machado de Assis, será o tema da festa. Para participar não é necessário realizar inscrição prévia e a entrada é gratuita. A Vila possui patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), e fica na Avenida Arthur Thomas, 342.

O objetivo do evento será oferecer uma convivência entre os participantes, por meio da literatura. Na ocasião, os indivíduos podem levar um prato de doce ou salgado, além de uma bebida de sua preferência, para confraternizar com os demais. “O sarau acontece desde 2008 na Vila. Aqui nós fomentamos a literatura. Ideias surgem e as pessoas discutem. É também o sarau mais premiado da cidade”, contou a diretora e fundadora da Vila Cultural, Christine Vianna.

A festa contará com a leitura da dramaturgia “Os Deuses de Casaca”, de Machado de Assis, como atração principal. O texto foi elaborado em 1865 e aborda críticas de comportamento, por meio da política e da religião. Já os personagens, Prólogo, Epílogo, Júpiter, Marte, Apolo, Proteu, Cupido, Vulcano e Mercúrio, fazem parte, em sua maioria, da mitologia romana. A atividade é uma produção de Izabelly Bianchi e Beatriz Vianna Boselli e será conduzida pelos convidados, Mário Fragoso, Apolo Theodoro, Sergio Mello, Danilo Gomes Neiva, Leandro Benevides e Frederico Fernandes. Após a narrativa, o microfone será aberto e as pessoas terão autonomia para recitar textos que acharem convenientes.

Outra atividade será a exposição “Caricaturas de Machado de Assis”, onde alguns participantes levarão desenhos do escritor, de autoria pessoal, para serem apresentados ao público.

O sarau “prosa, poesia e outras delícias” é uma organização da VCCA e da ONG Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA). A festividade possui ainda, desde 2016, auxílio da “Bolsa Circulação Literária”, do Ministério da Cultura. No Paraná, somente dois projetos possuem esta honraria.

Redação Tem com N.com


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail