Saiba como ver alinhamento raro de Júpiter e Saturno no céu de Londrina

Foto: Reprodução

Um fenômeno raro no céu deve acontecer no início da noite desta segunda-feira (21): a conjunção entre Júpiter e Saturno. Os dois maiores planetas do sistema solar ficarão alinhados e será possível observar – a olho nu – a chamada “Estrela de Natal” ou a “grande conjunção”, que é a maior aproximação visível entre eles desde a Idade Média.

Segundo astrônomos, Júpiter e Saturno estiveram tão próximos pela última vez em 1623. O fenômeno mais similar, porém, ocorreu no século 13, há quase 800 anos.

Aqui em Londrina também será possível observar o fenômeno. Segundo o astrobiólogo Miguel Fernando Moreno, coordenador do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal), o momento certo para quem quiser ver é ao pôr do sol. “Assim que o sol se pôr, os dois planetas ficam visíveis, bem na região oeste. O evento deve durar até às oito horas da noite”, explica.

Ele afirma é necessário manter os olhos no lado Oeste da cidade.

É necessário manter os olhos para lado oeste, olhando ao horizonte – Imagem: Reprodução

O especialista complementa dizendo que é preciso um pouco de sorte também, pois o céu precisa estar limpo. “Como o fenômeno acontece no horizonte, ou seja, na parte mais baixa do céu, é preciso que o horizonte oeste esteja limpo também. Geralmente, o céu fica mais limpo e as faixas mais baixas do céu cheias de nuvem, então é preciso ter sorte também pra conseguir ver”, brinca Moreno.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail