Curta-metragem com ator de Bacurau é gravado na área rural de Londrina

Filme é dirigido e produzido por cineastas londrinenses no município.

Imagem: Divulgação

Nesta primeira semana de setembro, as filmagens do curta-metragem ‘Tornar-se Ciborgue no Interior’, da cineasta Louisa Savignon são rodadas em Londrina com equipe majoritariamente londrinense. O filme tem duração prevista de 20 minutos e é uma produção da UABI Filmes em co-produção com a Metafixa Produções.

A história, ambientada em um universo rural de temporalidade levemente futurista, acompanha o casal Leo e Julia, que estão com problemas de fertilidade, e Ava e Mia, que acabaram de se mudar para o sítio vizinho. Ava e Mia representam alguns dos conceitos contemporâneos de ciborguismo, tecnologia e feminismo teorizados por Donna Haraway, o que cria tensão com os vizinhos.

Louisa Savignon diretora do curta-metragem e Fran Camilo, co-produtora – Imagem: Reprodução/Arquivo pessoal

A composição do elenco conta com três atores de fora da cidade incluindo Edilson Silva (Leo), conhecido por seu trabalho no cinema brasileiro contemporâneo, com destaque para suas parcerias com Kleber Mendonça Filho, diretor de Bacurau e talvez o mais relevante diretor brasileiro da atualidade. Edilson é nascido e ainda reside em Condado, na mata norte pernambucana, e atravessou o país para estar nessa produção. Dentre seus mais de 15 títulos no cinema, destacam-se Bacurau, Aquarius, Propriedade, Divino Amor, O Nó do Diabo, Mirador entre outros, incluindo o mais novo longa de Kleber, “O Agente Secreto”.

O elenco conta também com Talita Feuser (Julia), nascida no Paraná e radicada no Rio de Janeiro. Além de uma dezena de produções no cinema, Talita possui também experiência com TV nas novelas Verão 90, Amor de Mãe e Um Lugar ao Sol.

Imagem: Reprodução

Mia e Ava, as vizinhas, são interpretadas por Noá Bonoba, cearense radicada em São Paulo que possui experiência no cinema como atriz, roteirista-dramaturga, realizadora audiovisual e preparadora de elenco. Noá começou recentemente uma parceria com o premiado diretor Guto Parente no seu longa Estranho Caminho que atualmente não pára de conquistar prêmios em festivais aqui e afora, tendo protagonizado também seu mais novo longa-metragem.

Anire Niara (Ava) é a única atriz local, iniciando com esse filme a sua experiência no cinema.

Imagem: Divulgação

O restante da equipe é formado por profissionais majoritariamente mulheres e londrinenses, com parceria de três profissionais de Curitiba que lideram o que chamamos as cabeças de equipe: Isabela Lanave, na direção de fotografia, Arícia Machado, na direção de arte e Carmen Agulham, no som direto, todas elas com vasta trajetória no audiovisual, colaborando assim para o impulsionamento e profissionalização de Londrina nesta área promissora.

O roteiro do filme passou pela mentoria ‘Pergunte ao Filme’, orientada em quatro encontros com o premiado cineasta Leonardo Mouramateus que está com seu mais recente longa-metragem “Greice” estreando mundo a fora e sendo muito bem recebido pela crítica. Leonardo participou ativamente do processo de construção do roteiro do filme em conjunto com a diretora.

O curta foi contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) do Município de Londrina via Secretaria de Cultura de 2023 e será uma produção de destaque para a cidade, com previsão de estreia no primeiro semestre de 2025.

Redação Tem Londrina com Assessoria