Teatro Ouro Verde volta a exibir filmes nesta segunda-feira

Após 20 anos sem exibição cinematográfica.

Imagem: Divulgação

O Cine Teatro Universitário Ouro Verde vai voltar a ser cinema. Sempre às segundas, terças e quartas-feiras, a partir da próxima semana. Depois de um hiato de 20 anos, a exibição de filmes recomeça dia 2 de maio. Serão duas sessões por dia: 17 horas e 19h30.

Os filmes de arte continuam garantidos na programação, conforme informou Carlos Eduardo Lourenço Jorge, diretor da Divisão de Cinema da Casa de Cultura da UEL. A estreia será com o diretor italiano Nanni Moretti e o filme é Tre piani, que significa três andares, sobre três famílias que vivem em apartamentos no mesmo condomínio.

Em entrevista ao vivo à Rádio UEL FM, Lourenço Jorge comentou os quatro filmes já definidos para maio e também dos desafios para garantir público e levar de volta os espectadores para a sala de cinema em tempos de streaming. Nos outros dias da semana, o Ouro Verde mantém atrações de música, teatro e dança. E o espaço já está com a agenda praticamente lotada até o final do ano, segundo a diretora da Casa de Cultura da UEL, Maria Helena Ribeiro Bueno.

Ela classificou como “momento histórico” o retorno do cinema. “Desde 1978, quando a UEL comprou o Ouro Verde, a Casa de Cultura passa a ter uma importância de formação de público na cidade, com o recorte dos filmes exibidos”. Ela comentou ainda da alegria de voltar com as sessões depois de dois anos suspensas por conta da pandemia. “Sempre houve uma demanda enorme do espaço como teatro e as atividades de cinema precisam ser sistemáticas. Elas têm uma rotina até por conta do contrato com as distribuidoras. Então, em 2005, nós fomos para o Com-Tour e conseguimos manter a programação de filmes lá até 2020”, explicou Maria Helena.

Programação Fechada

A programação já está fechada de setembro a dezembro. “Tivemos uma primeira reunião da comissão de pauta e até junho os eventos estão aprovados. Ainda temos algumas datas em julho e agosto, mas de setembro a dezembro mais nenhuma disponível”. Há pedidos de eventos para uma mesma data e a decisão será feita pela comissão, formada pelo administrador do Ouro Verde, João Manoel, a própria Maria Helena, além dos representantes das divisões da Casa de Cultura e coordenadores dos colegiados de Artes Cênicas e Música e Teatro.

Imagem: Divulgação

Em junho, o Ouro Verde abrigará os espetáculos do FILO (Festival Internacional de Londrina); em julho os concertos do Festival Internacional de Música. A UEL é co-realizadora desses dois festivais. Em outubro será a vez do Festival de Dança e em novembro o Unicanto de Corais.

Confira a lista dos filmes já definidos para exibição:

Tre piani (filme italiano, direção Nanni Moretti);

A candidata perfeita (filme iraniano, direção Haifaa Al-Mansour);

A noite do triunfo (filme francês, direção Emmanuel Courcol);

Nós duas (filme alemão, direção Filippo Meneghetti);

Os ingressos têm preço super acessível: R$ 12 a inteira e R$ 6 a meia. O contato com a divisão pelo telefone (43) 3323-8562.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail