Campanha arrecada livros para escolas municipais de Londrina

Imagem: Reprodução/SME

Duas escolas municipais serão beneficiadas com a Campanha de Arrecadação de Livros, promovida pela Unimed Londrina. São elas a Escola Municipal Machado de Assis, no Patrimônio Três Bocas, e Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, que fica no distrito de São Luiz. A arrecadação já teve início e os livros obtidos vão atender quase 500 estudantes, matriculados em turmas do P5 ao 5° ano, Sala de Recursos (Educação Especial) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Realizada há oito anos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a campanha arrecadou, neste período, 4.491 livros, beneficiando dez unidades da rede municipal. Em 2021, quase 900 exemplares foram divididos entre o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Aparecido Norato Claro, em Lerroville, a Escola Municipal Carlos Kraemer, do Jardim Castelo, e a Escola Municipal Roberto Alves de Lima Junior, no Residencial Acquaville.

Quem deseja participar da campanha pode entregar os livros, novos ou em bom estado de conservação, nos pontos de atendimento da Unimed, sendo quatro deles em Londrina e quatro em cidades vizinhas.

Os exemplares serão aceitos até o dia 15 de julho e, na sequência, passam por avaliação. Os livros que forem considerados inadequados são trocados em sebos por exemplares de literatura infantil, para melhor atender a faixa etária dos estudantes da rede municipal.

Para a responsável por projetos pedagógicos e eventos da SME, Carla Cordeiro, a campanha de arrecadação de livros atende toda a comunidade escolar em diversos aspectos. “Além de incentivar a doação, eles promovem uma reciclagem dos livros que não atendem à demanda das escolas beneficiadas, trocando esses exemplares nos sebos. É uma ação em que todos ganham e, por isso, solicitamos a todos que participem, doando aquele livro que está parado em sua casa”, afirmou.

Inaugurada este ano, a Escola Municipal Francisco Aquino Toledo não contava com uma biblioteca própria até conquistar o novo prédio. Ali, estão matriculados 89 alunos em turmas do 1° ao 5° ano e Educação de Jovens e Adultos, mais sala de recursos. A escola fica localizada na Rua General Osório, 431, no distrito de São Luiz.

Segundo a diretora da unidade, Marcia Aparecida Maziero, como a escola dividia espaço com o colégio estadual, só agora os estudantes estão tendo um espaço adequado para as atividades de leitura. “Esses livros que virão por meio da campanha vão contribuir muito para a atualização do nosso acervo. Hoje os alunos lêem nas salas de aula e fazem o projeto da sacola viajante, com empréstimo para que leiam em casa com suas famílias. Tendo novos exemplares, cogitamos até a possibilidade de abrir o espaço para a comunidade. Com certeza é algo que vai enriquecer muito nosso trabalho”, frisou.

O diretor Geraldo Aparecido Bento, da Escola Municipal Machado de Assis, também está muito empolgado com a campanha. “Ainda não temos uma sala exclusiva para os livros, eles ficam nas salas de aula para os alunos aproveitarem. Ficamos muito felizes em sermos indicados para essa campanha porque a leitura é extremamente importante e primordial para o aprendizado escolar. Vai aumentar as possibilidades entre os estudantes, formar novos leitores e já estamos planejando como aproveitar esses materiais dentro e fora das aulas”, contou.

O endereço da Escola Municipal Machado de Assis é Rua José Barbosa, na Gleba Três Bocas. Ali, estudam 340 alunos, do P5 ao 5°ano.

Locais de arrecadação:

Sede Administrativa – Avenida Ayrton Senna da Silva, 1065;

Clínica Multiprofissional – Avenida Ayrton Senna da Silva, 555;

Unimed Saúde – Avenida Santos Dumont, 860;

Clínica de Vacinas – Rua Senador Souza Naves, 999;

Arapongas – Rua Eurilemos, 756;

Cambé – Rua Espanha, 448;

Ibiporã – Rua Vitoriano Valente, 450;

Rolândia – Rua Duque de Caxias, 222.

Redação Tem com Ncom



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail