Grupo de Convivência do CCI Leste tem oficina de culinária nesta segunda
O Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região Leste levará, na segunda-feira (31), os participantes do Grupo de Convivência, Qualidade de Vida e Cidadania para uma oficina de culinária. A atividade será conduzida por cerca de dez estudantes do curso de Tecnologia em Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), orientados pela professora Ana Flávia de Oliveira. São previstos 30 idosos na oficina, e é possível se cadastrar no CCI Leste para participar desta e demais atividades. O cadastro pode ser feito pelo telefone (43) 3375-0307, ou pessoalmente na unidade, que fica na Rua Gabriel Matokanovic, 260, Jardim da Luz.
Conforme informou a pedagoga da Secretaria Municipal do Idoso (SMI) e responsável pela programação do CCI Leste, Patricia Selvatici Preto, os participantes sairão às 13h30 do CCI, em ônibus da SMI. “A oficina será na cozinha industrial da UTFPR, e temos previsão de retorno para 16h30”, contou.
A oficina faz parte das atividades de extensão da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da UTFPR, da qual participam servidores e estudantes de diversos cursos da Universidade. “O CCI Leste já tem essa parceria com a Comissão desde 2020. Ao longo da pandemia, fazíamos atividades online, e tem sido muito bom podermos voltar ao presencial este ano. Já tivemos oficina de compostagem, artesanato, jogos, tie-dye, sempre atividades focadas na sustentabilidade”, disse a pedagoga.
As atividades com a Comissão são feitas na última segunda-feira de cada mês, no CCI ou na UTFPR, alternadamente. Preto avaliou que a parceria tem sido muito positiva. “É muito bom para os idosos, porque além de todo o conteúdo que eles aprendem nas oficinas, são atividades que promovem a socialização. Eles gostam de ter esse convívio com os mais jovens”, relatou.
A professora e presidente da Comissão de Gestão de Resíduos Sólidos da UTFPR, Tatiane Cristina Dal Bosco, que leciona no Departamento de Engenharia Ambiental, contou como será a oficina. “Eles vão aprender a fazer uma receita salgada, usando partes não convencionais dos alimentos, como cascas, polpas de fruta e talos de verduras. Essas são partes muito nutritivas dos alimentos, e que muita gente acaba não usando. Após fazer a receita, todos poderão degustar”, explicou.
Dal Bosco destacou que a Comissão é responsável por fazer a coleta seletiva internamente na Universidade. “Nosso trabalho envolve diversos cursos, como das Engenharias Ambiental e Química, Tecnologia em Alimentos, dentre outros. Já fizemos outras receitas junto aos idosos do CCI com cascas de batatas, de abacaxi e de banana. As partes de alimentos que vamos usar são provenientes da cozinha da Universidade”, informou.
A professora destacou ainda a importância das oficinas junto ao CCI. “Tem sido uma experiência ímpar, nós acabamos aprendendo até mais do que ensinamos. Os idosos trazem muita experiência e conhecimento, e acabamos ficando apaixonados por esse projeto. Para os estudantes, é um laboratório incrível, pois eles podem aplicar o que aprendem em sala de aula, e é muito especial fazer o projeto presencialmente, pois durante a pandemia, nem sempre a inclusão digital era fácil. Agora, um número maior de idosos consegue participar. Além disso, o CCI Leste é próximo da UTFPR, e é muito bom poder contribuir com a comunidade do entorno da Universidade”, concluiu.
Redação Tem Londrina com Ncom