Adolescentes com comorbidades começam a ser vacinados em Londrina

Agendamento está disponível.

Imagem: Emerson Dias

Na tarde desta quarta-feira (22), começou a vacinação dos primeiros adolescentes contra a covid-19 em Londrina, no Centro de Imunização da Zona Norte. Os primeiros a tomarem as doses nessa nova etapa de imunização na cidade, aberta para pessoas entre 12 e 17 anos, com comorbidades, foram Matheus Andrei de Souza (12 anos), Nicolas Cardoso (12) e Eduardo José da Silva (15).

Para este público, especificamente, o agendamento está liberado desde a manhã de hoje, contemplando todos aqueles que estejam com o cadastro validado no sistema on-line da prefeitura, e que já tenham os documentos aprovados comprovando as comorbidades com laudo médico. Este grupo de adolescentes será vacinado exclusivamente no CCI Norte.

Até o momento, cerca de mil adolescentes dessa faixa etária se cadastraram no portal da prefeitura, sendo que mais de 200 já estão aptos a realizar o agendamento, uma vez que tiveram sua documentação aprovada. Também hoje, foi liberado o cadastro para vacinação aos adolescentes sem comorbidades, cujo processo de vacinação irá abranger a mesma faixa de idade – 12 a 17 anos.

Nicolas, de 12 anos, esteve entre os primeiros adolescentes vacinados – Imagem: Emerson Dias

O garoto Nicolas Cardoso, 12, recebeu a dose inicial da imunização por ter obesidade. Acompanhado da mãe e da avó, ele disse que se sente mais seguro e confiante para que a vida possa, aos poucos, voltar ao normal. “A sensação de ser vacinado é até inexplicável. É muito bom, agora fico feliz e mais tranquilo. E precisamos nos cuidar, junto com a família, para nos mantermos seguros e com saúde”, contou.

Como cadastrar

Adolescentes de 12 a 17 anos, com comorbidades, precisam efetuar seu cadastro prévio para poder agendar a vacina. Além disso, este processo ainda exige a comprovação das comorbidades, com anexo de laudo médico, de cada pessoa que deseja ser imunizada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 700 adolescentes fizeram cadastro prévio mas ainda não apresentaram toda a documentação necessária.

Os interessados podem acessar o sistema on-line da prefeitura, que disponibiliza o formulário necessário ao cadastramento. Este documento, preenchido e assinado pelo médico, com laudo atestando as comorbidades, deve estar dentro do envelope a ser enviado a um dos quatro pontos de atendimento.

Neste processo, são consideradas como comorbidades apenas aquelas doenças ou condições listadas no Plano Nacional de Vacinação contra Covid-19, cuja relação também consta na página principal do site.

Redação Tem com N.Com



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail