Aplicação de 2ª dose da AstraZeneca é suspensa em cidades da região

Por falta de doses.

Imagem: Reprodução/AEN

As cidades de Arapongas e Apucarana, na região de Londrina, suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 devido a falta de doses. As prefeituras dos dois municípios afirmam que não receberam doses suficientes para vacinar pessoas que já estavam com a data marcada.

Em Arapongas, restavam somente 200 doses nesta segunda-feira (14) em estoque. Por isso, a prefeitura informou que está priorizando a segunda dose da AstraZeneca apenas para as pessoas com mais de 60 anos. Nas próximas duas semanas, pelo menos 9.300 pessoas entram para essa lista para tomar a segunda dose, mas terão que aguardar.

Já em Apucarana, a falta da segunda dose da AstraZeneca afetou cerca de 800 pessoas. A prefeitura disse que não tem mais doses e pediu à população para que aguarde a chegada de nova remessa do imunizante ao município.

No Paraná, mais duas cidades registraram o mesmo problema. Guarapuava, na região central do estado, suspendeu a vacinação da segunda dose da AstraZeneca na última quarta-feira (8) afetando cerca de três mil pessoas. Em Matinhos, no litoral do Paraná, segundo a prefeitura, quase 2.300 mil pessoas não tomaram a segunda dose da AstraZeneca na data marcada.

Todas as cidades garantiram que não houve aplicação errada das doses, ou seja, aplicação de primeira dose com remessa que deveria ser usada para segunda.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) negou que haja falta de doses de vacina para segunda aplicação. “Não há atraso no repasse de segundas doses por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aos municípios ou do Governo Federal ao Paraná. Se houver algum município com atraso, provavelmente houve o uso indevido da D2 como D1 (o que não é recomendado pela Sesa) (…) A secretaria está realizando um levantamento junto aos municípios para verificar quais cidades registraram falta de doses para D2”.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail