Decreto proíbe uso de narguilé durante pandemia em Londrina

Estabelecimento pode até perder o alvará caso descumpra medida – Foto: Reprodução

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP) assinou um decreto com novas medidas de combate ao coronavírus no município. Entre as regras está a aplicação de multas para quem estiver sem máscara e um maior rigor na fiscalização de bares, restaurantes e áreas de lazer.

Entre as novas normas, está a proibição do uso de narguilé em casas, bares, restaurantes, além das conhecidas tabacarias que oferecem este produto, principalmente para jovens. O narguilé é uma espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado utilizado coletivamente. Em alguns países, o equipamento também é usado para fumar maconha ou ópio.

“Narguilé está proibido. Fica um passando da boca para o outro, se um estiver com coronavírus, ele passa para todo mundo. Está proibido. Seja em local aberto ou fechado”, disse o prefeito.

Os bares também devem funcionar com lotação reduzida, além de garantirem espaço de 2 metros entre as mesas e evitar aglomerações no espaço. O estabelecimento também deve oferecer objetos de prevenção como álcool gel, água e sabão.

Em caso de descumprimento da medida, os autores devem ser penalizados segundo o decreto que prevê multa de R$ 1.000,00 até R$ 100.000,00, em caso de reincidência, podendo até perder o alvará de funcionamento.

Redação Tem



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail