Londrinenses ignoram isolamento e jogam futebol ao lado de UPA

Local deveria estar bloqueado. Moradores reclamam da falta de fiscalização.

Vizinhos reclamam de falta de fiscalização por parte da prefeitura – Foto: Vinícius Gomes

Em plena pandemia, um registro chamou atenção em Londrina. Cerca de 10 homens reservaram a tarde para jogar uma partida de futebol, contrariando as recomendações das autoridades sanitárias e o decreto municipal sobre a pandemia de covid-19. O registro é de sexta-feira (22) e os rapazes estavam jogando bola em uma quadra esportiva localizada ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim do Sol, na Zona Oeste de Londrina.

A aglomeração causou indignação entre os vizinhos, principalmente quem adotou o distanciamento social ampliado. Preocupada com a família, Dona Nilza Gasparin, afirma que neste período a quadra deveria estar fechada: “Nós estamos em casa, fazendo um esforço danado pra manter todo seguro e aí fica o dia inteiro aí, o povo se aglomerando e se juntando. Adoro ver as pessoas brincando ali, meus netos brincam, mas não nesse momento”, explica a moradora.

Os vizinhos contam que já denunciaram o caso para a Guarda Municipal, mas até agora o local não recebeu fiscalização. “Já ligamos, eles dizem que vão vir, mas não apareceram ainda”, conta a dona de casa.

O município ampliou as regras para o distanciamento social na cidade aplicando notificações para evitar as aglomerações. As medidas ocorreram após o avanço do coronavírus na cidade. Nesta semana 95 profissionais da Santa Casa de Londrina foram afastados por suspeita de contaminação pelo coronavírus, e segundo informações, 20 deles já teriam testado positivo para a doença.

Quadra do Jardim do Sol vira ponto de aglomeração durante pandemia – Foto: Vinícius Gomes

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP) publicou na quinta-feira (21) um novo decreto que estabelece restrições e multas para quem descumprir as recomendações de isolamento social.

A reportagem entrou em contato com a Guarda Municipal que afirmou que tem realizado fiscalizações rígidas em todos os pontos de lazer da cidade. A equipe garantiu que irá fiscalizar e bloquear o espaço.

As denuncias de aglomerações e o uso irregular dos espaços públicos podem ser feitas para a Guarda Municipal, pelo número 153, e para a Polícia Militar, pelo número 190.

Redação Tem


Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail