Prefeitura promove curso online para confecção de máscaras de tecido

Iniciativa é aberta a todos os interessados!

 Foto: Emerson Dias

Com o uso obrigatório estabelecido em Londrina desde 15 de abril, conforme o decreto municipal n° 457, as máscaras de tecido são uma forma de prevenir o contágio e transmissão do novo coronavírus. E para garantir a eficácia desse produto, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos, por meio da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), irá promover o curso online “Máscara de Tecido – Uso e Higienização”.

As aulas são transmitidas pela internet, e o curso, de curta duração, irá abordar temas essenciais sobre as máscaras caseiras de tecido, incluindo a forma correta de utilizar, higienização e outros tópicos. As inscrições serão liberadas a partir de terça-feira (5), na plataforma da Escola de Governo da Prefeitura de Londrina.

São oferecidas cinco turmas diferentes do curso, limitadas a 100 inscritos cada, todas com o mesmo conteúdo e carga horária total de seis horas. O prazo máximo para assistir as videoaulas e completar o curso é até o dia 4 de junho, e as inscrições podem ser feitas pela população em geral, além dos servidores municipais.

A instrutora será a médica do Trabalho da DSO, Fernanda Roque Martins Honorato, que explicou a recomendação feita pelo Ministério da Saúde, no início de abril, incentivando o uso das máscaras de tecido. “Na nota informativa divulgada em 2 de abril, o Ministério da Saúde afirma que as máscaras caseiras, de tecido, não são tão eficientes quanto a máscara cirúrgica descartável ou a N95. Porém, alguns estudos mostram que ela reduz a curva de contaminação do COVID-19”, afirmou.

O documento orienta quais os tecidos apropriados para confecção das máscaras, que podem ser feitas em casa. Elas devem cobrir, ao mesmo tempo, boca e nariz, como uma barreira física que auxilia a diminuir os casos de coronavírus. Mas devem ser substituídas com frequência, e corretamente higienizadas, assim como as mãos e as superfícies.

A médica do Trabalho complementou que as videoaulas são previamente gravadas, e já podem ser assistidas assim que o cursista finalizar sua inscrição. “Dividimos o curso em dois módulos. No primeiro, vamos tratar da colocação e retirada das máscaras. E, no segundo módulo, higienização, conservação e guarda. É essencial observar esses cuidados, porque sem eles perde-se a eficácia e o objetivo do uso, que é reduzir a transmissão. Todo o material está abordado em cinco vídeos bem concisos, e bem explicativos”, finalizou.

As chaves de inscrição para o curso são: Turma 1 – MASCARAT1-2020; Turma 2 –  MASCARAT2-2020; Turma 3 –  MASCARAT3-2020; Turma 4 –  MASCARAT4-2020; e Turma 5 –  MASCARAT5-2020. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da SMRH, Luciana Aparecida Bordignon, através do e-mail [email protected], ou no telefone 3376-2571.

Redação Tem com N.com



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail