17º Londrix tem últimas apresentações neste final de semana; confira

Imagem: Divulgação

Diversas atividades vão acontecer neste sábado (15) e domingo (15), último final de semana do 17º Festival Literário de Londrina, o Londrix. No sábado, a programação começa às 15 horas e se estende até às 19 horas. Já no domingo, último dia do Londrix, as atividades começam às 16 horas e prosseguem até às 18 horas. Todas as atividades serão realizadas no Museu Histórico de Londrina.

Estão agendadas ações infantis, contação de história, o projeto “Assalto Literário”, exibição dos curtas do projeto “Poesia Voando”, feira de livros e até shows.

Confira a programação deste final de semana:

SÁBADO

15 HORAS

Bate-papo: “O Ego e o Ludus na Formação do Leitor”, com Franciela Zamariam – A conversa com a professora de Língu8a Portuguesa tem como objetivo divulgar as ações literárias desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa, que não se restringem ao meio escolar, porque passam a fazer parte da construção dos indivíduos leitores.
As obras levadas para a sala de aula são sempre clássicas universais, no entanto, dessacralizadas ao serem reconstruídas sob o prisma do leitor, em atividades lúdicas de grande profundidade.
Franciela Zamariam coordena a Oficina Ateliê Literário, desde meados do ano passado. As atividades, ministradas no contra turno escolar, são aplicadas semanalmente por meio do NAAHS (Núcleo de Atendimento às Altas Habilidades/Superdotação).

Imagem: Divulgação

Em Londrina, 30 estudantes, que semanalmente se reúnem presencialmente no Colégio Estadual Newton Guimarães e no Colégio Estadual Vicente Rijo. Estudantes de várias cidades paranaenses, cerca de 60 jovens, integram a oficina de forma. Remota. Alunos da professora, também participam da X Mostra LONDRIX/ VIDEOPOEMA.

Na sequência, haverá o lançamento do livro “Cenas do Silêncio”, da poetaTheodora Marques Ramos – A generosidade pessoal e literária da poeta Theodora Marques Ramos, carinhosamente chamada de Dora, é exaltada no prefácio de seu livro “Cenas do Silêncio”. Escrito em 2021, o texto é de autoria de Oriovisto Guimarães, seu irmão, membro da Academia Paranaense de Letras e também senador. ”Ela [Dora] nos torna mais humanos e nos ensina que não estamos sós”, ressalta Guimarães, que trata a irmã como “poetisa”.

16 HORAS

Bate-papo: “Arte do Romance”, com Marco Fabiani – A partir de sua experiência, o escritor fala sobre o processo de criação de um romance. Às 17 horas, ele lança o livro “O Lugar das Cinzas”, romance que revela as contradições humanas da colonização do Norte do Paraná. Leituras de fragmentos do livro serão feitas pelo jornalista e ator Apolo Theodoro e pelo ator Donizete Buganza.

19 HORAS

Bate-papo: “Poesia da Voz, com Luna Vitrolira. Mediação: Chris Vianna, produtora cultural e diretora do 17ºFestival Literário de Londrina/ LONDRIX. Resgatando as tradições da oralidade brasileira, a poeta Luna Vitrolira fala sobre sua arte de unir poesia e música no combate ao racismo. Na sequência, haverá a performance “Aquenda — o amor às vezes é isso”.

Imagem: Divulgação

DOMINGO

A programação de encerramento do 17º Festival Literário de Londrina terá atividades infantis, contação de histórias, Assalto Literário, exibição dos vídeos do projeto Poesia Voando, feira de livros, feirinha da troca, ofertas, lançamentos de livro e shows.

16 HORAS

Abertura das atividades com “Baladas Para Não Dormir”, pocket show com Kaio Miotti – O cantor, instrumentista e compositor irá apresentar um repertório composto, segundo ele, por Folk Blues Brasilies. O show harmoniza protestos e amores resolvidos com a intensidade dos que sofrem com a dor e a beleza da vida.

Assalto Literário/Declamação e distribuição de livros – Atividade realizada em locais como feiras, praças e espaços públicos em que o grupo de “assaltantes” constituído por escritores e artistas, em vez de subtrair bens e valores, declama poesias e distribui livros. O Assalto Literário acontece desde 2011 e já distribuiu 13 mil livros de contos, crônicas, romances, poesias e textos dramatúrgicos. Trata-se de uma parceria com o projeto Atrito, Arte em Movimento. Recebeu, em 2012, o Prêmio Todos por um Brasil de Leitores, do Minc.

17 HORAS

Performance da Cia. Andanças das Histórias – A Cia. Andanças das Histórias é formada por dois artistas que desenvolvem trabalhos solos e resolveram se unir pelo amor de contar histórias. Diego Loman é Palhaço, contador de histórias e educador popular. Thainara é produtora cultural, atriz e contadora de histórias, juntos eles desenvolvem trabalhos de contação de histórias que abordam a cultura popular brasileira, como o espetáculo “Diz que era uma vez”, o podcast “Rádio das Histórias” com primeira e segunda edição e o projeto “O voo de Minervina”.

Contação de História – A multiartista Edna Aguiar conta a história “Ifá – O Presente de Oxum”., em que narra o nascimento do orixá Oxum. A performance integra o projeto “Preta do Leite Contando e Cantando Ancestralidades da Cultura Iorubá”, idealizado por Edna Aguiar, atriz, cantora contadora de histórias, professora e pesquisadora da cultura popular.

18 HORAS

“Vinicius Moraes e Outras Bossas”, pocket show de encerramento do 17º Londrix – Com o cantor Antônio Mariano Júnior e o violonista Daniel Merlini. Ambos interpretam canções e poesias de Vinicius de Moraes. No repertório, clássicos compostos por Vinicius com diversos parceiros.

Redação Tem com Assessoria



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail