Artistas de Londrina estreiam espetáculo de teatro-dança butoh em Maringá

Imagem: Divulgação

O espetáculo tem como linguagem a dança-teatro, especificamente a dança Butoh, criada no Japão pelo bailarino Tatsumi Hijikata e seu principal colaborador Kazuo Ohno. Trata-se de movimento em reação ao cenário pós-bomba atômica promovido pela Segunda Guerra, uma expressão da contracultura, de ressignificação da noção de corpo a partir da investigação de suas potencialidades criativas em oposição às estruturas que determinam e aprisionam sua liberdade; desenvolveu-se assim, uma poética da escuridão (ankoku, em japonês).

O trabalho é fruto do delineamento das percepções entre os dançarinos Solange Mello e Gabriel Rubim acerca dos conflitos existentes na relação arquetípica de mãe e filho, amalgamado às experiências vivenciadas por ambos. O primeiro contato entre os artistas aconteceu em 2018, durante o Festival de Dança de Londrina, no qual Solange Mello apresentou o espetáculo “A Solidão é Azul”, uma cena solo de dança butoh, em que a temática da saúde mental, de um período de depressão vivenciado pela dançarina foi tema de criação.

Nesta época, Gabriel estava no terceiro ano da graduação em Artes Cênicas, na UEL, e através de um amigo, companheiro de curso, que trabalhava na produção do Festival, Gustavo Garcia (produtor executivo deste atual projeto), os artistas se conheceram pessoalmente. Iniciou-se assim uma parceria com práticas e trocas de experiências sobre a dança butoh, que vieram a culminar neste espetáculo.

De um lado tem-se a perspectiva da dançarina em relação à maternidade e suas complexidades; e do outro, a do dançarino sob a ótica do filho, que busca desvendar caminhos próprios, porém vê-se amarrado e conduzido à sombra de sua mãe.

Mater traz à tona os questionamentos e incômodos existentes nestes universos em questão, de onde tudo parte e para onde tudo retorna; do útero da mãe à posterior jornada do filho no mundo, seguido de seu retorno ao lar materno. A criação coreográfica, dramatúrgica, figurino e montagem da sonoplastia foi realizada pela dupla em cena, Gabriel Rubim e Solange Mello, com iluminação de Carol Vaccari e produção executiva de Gustavo Garcia.
Em fevereiro de 2020, realizaram sua primeira gravação do espetáculo na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL, um mês antes de ser decretado o fechamento dos estabelecimentos por consequência do agravo da pandemia pela COVID-19. Apesar da condição instaurada, foram contemplados no edital “Convite à Dança”, promovido pela Secretaria de Cultura de Maringá, contudo não puderam realizar a apresentação de “Mater” na cidade, devido ao agravamento do cenário de crise sanitária.

Ainda em 2020 o trabalho foi contemplado no “Edital 02/2020 de Chamamento para Licenciamento de Conteúdo Cultural Digital Cultura Feita em Casa”, promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. Com foco na melhoria da qualidade do material, realizaram em fevereiro deste ano, uma nova gravação do espetáculo no Cine Teatro Padre José Zanelli em Ibiporã, a fim de disseminar um conteúdo com melhores recursos técnicos para envio em editais de cultura.

E finalmente, após um longo período de espera, nesta quarta-feira (06/10), realizarão a estreia presencial do espetáculo, em Maringá, pelo ‘Convite à Dança’, respeitando todas as medidas de segurança e protocolos vigentes em decorrência da pandemia de covid-19.

Mater

“Mater” é fruto do delineamento das percepções entre os dançarinos Solange Mello e Gabriel Rubim acerca dos conflitos existentes na relação arquetípica de mãe e filho. Amalgamada às experiências vivenciadas por ambos artistas, a composição parte da Dança Butoh – originada no Japão pós-guerra, que une a expressão oriental às vanguardas artísticas europeias. O trabalho é uma amálgama das perspectivas da dançarina em relação à maternidade e suas complexidades, e do dançarino enquanto filho, que busca desvendar caminhos próprios.

Serviço

Dia: Quarta-feira (06/10)

Horário: 20h
Local: Teatro Reviver Magó – Praça do Santos, S/N, Zona 2, Maringá-PR

Redação Tem com Assessoria



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail