Festival de Dança de Londrina homenageia Carina Corte nesta quinta
O Cine Teatro Ouro Verde recebe, nesta quinta-feira (12), às 20h, o espetáculo ‘A Bênção do Grande Urubu’, na programação do Festival de Dança de Londrina. A atração mescla diferentes linguagens artísticas (fílmicas, literárias e cênicas) com o objetivo de resgatar o trabalho da bailarina Carina Corte e manter viva a imagem da dança pensada por ela, envolvendo arte, vida, pesquisa e ação social como faces de uma mesma experiência.
Carina chegou em Londrina em 2001 como estagiária na Cia. Ballet de Londrina. Tornou-se bailarina profissional, professora de dança e uma artista imponente no pensamento e na ação, responsável por um sério projeto artístico-social que existiu por 13 anos, referência no campo das políticas culturais: o Faces de Londrina.
Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 e podem ser adquiridos antecipadamente pela plataforma Sympla ou diretamente na bilheteria do Ouro Verde.
Com a morte de Carina, em 2021, o bailarino Aguinaldo de Souza, o artista visual Maurício de Oliveira e a atriz Michelle Florêncio ficaram com parte importante do acervo deixado por Corte. Junto do jornalista e produtor cultural Álvaro Canholi, o grupo entendeu a emergência da realização deste projeto, que não é um memorial, mas uma obra-fonte de conhecimentos para todos que acompanharam e participaram dos voos de uma artista da dança, mas também para aqueles que não tiveram a oportunidade de receber as bênçãos de Carina, nosso Grande Urubu.
Redação Tem Londrina