Consciência ecológica é tema central de websérie londrinense

Imagem: Divulgação

As aventuras da palhaça Super Adelaide, uma heroína que tenta salvar o planeta e os animais de várias situações graves, serão contadas pela nova websérie “Plano nº 270”, produção que estreia na segunda-feira (2), no YouTube. A série, criada para a internet, é apoiada pela Vila Triolé Cultural e tem como tema central a proteção e preservação do meio ambiente, além de ressaltar o respeito aos animais.

O material está dividido em seis episódios, que buscam promover a conscientização dos espectadores acerca dessas questões, lançando mão de uma linguagem leve, didática e divertida.

A série foi toda filmada em Londrina e região norte do estado, e quem dá vida à personagem Adelaide, palhaça protagonista da história, é a atriz Juliana Galante. Ela pesquisa a relação entre a palhaçaria e o ativismo desde 2015. Seu primeiro trabalho solo na área, o espetáculo “Plano nº 269”, surgiu durante a graduação em Artes Cênicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A produção é livre para todos os públicos, mas foi concebida tendo como foco principal atender alunos de escolas públicas do ensino fundamental e médio. Assim, as escolas receberão o material de forma gratuita e poderão transmitir por meio da plataforma Google Classroom. O projeto contou com apoio do Núcleo Regional de Ensino de Londrina (NRE), que colaborou fazendo contato com as escolas.

Segundo a atriz Juliana Galante, a transmissão em plataforma on-line reduz o consumo de dados aos estudantes, democratizando mais o acesso ao conteúdo. “Também é uma forma de proporcionar, por meio da arte da palhaça, leveza e alegria, em momentos tão difíceis que estamos vivendo nessa pandemia”, apontou.

“Pensando ainda na democratização da arte, a websérie também será disponibilizada gratuitamente através do Youtube e contará com a tradução em libras”, completou a atriz.

A websérie conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (Promic) da Prefeitura de Londrina, e tem o apoio da Vila Triolé Cultural; Café com Propósito; Visual Libras; Produtora Mix Tape e Cesar Augusto Fotos.

Super poderes

A aventura começa quando a Super Adelaide resolve ir morar na floresta para defender os animais e a natureza de um monstro misterioso que está causando vários desastres. Em meio a muitas aventuras e emoções, a palhaça revela seus super poderes que, na verdade, nada mais são que sua própria humanidade aflorada.

Para enfrentar os desafios, Super Adelaide atende o chamado da natureza. Assim, a cada episódio, a heroína tem que superar um desafio ligado a um elemento da natureza (ar, terra, água e fogo) para salvar o planeta.

Empoderamento

Os projetos desenvolvidos pela Palhaça Adelaide têm em comum as temáticas que visam a conscientização do público acerca da preservação do meio ambiente, do respeito e cuidado com os animais e do feminismo, trazendo à tona, de forma discreta e sensível, a força e o empoderamento de meninas e mulheres, na figura de uma “super-heroína” fora dos padrões pré-estabelecidos, a “Super Adelaide”.

“Com esse novo projeto eu pretendo aprofundar outras formas de expressão, unindo a graça e a espontaneidade da palhaçaria com a beleza e a dinâmica do audiovisual, aproximando caminhos e vertentes artísticas para alcançar o público infanto-juvenil, buscando desenvolver nas crianças e adolescentes o gosto pela arte da palhaçaria e suas mais diversas formas de expressão”, finaliza a atriz Juliana Galante.

O público pode assistir e acompanhar a websérie clicando aqui.

O trailer está disponível aqui.

Redação Tem com Ncom



Você tem que estar por dentro!
Assine nossa Newsletter e receba notícias e novidades no seu e-mail